Panorama
 
 
 

LIVRO TRAZ REFLEXÕES SOBRE AÇÕES PROPOSTAS NA RIO 92 E EXPECTATIVAS SOBRE A RIO+10

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2002

O livro "Meio Ambiente, Direito e Cidadania", lançado na segunda-feira (8/4) no auditório da Faculdade de Saúde Pública, da Universidade de São Paulo, traz a visão de especialistas de diversas áreas sobre os principais temas discutidos na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio 92, analisando as medidas adotadas e seus desdobramentos em termos nacionais e internacionais.

O secretário estadual do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, é um dos autores da coletânea, assinando o artigo "Efeitos Podem Ser Irreversíveis", no capítulo sobre "Mudanças Climáticas", em que faz um alerta sobre a questão da destruição da camada de ozônio, analisando a ação de produtos como o clorofluorcarbono, conhecido como CFC, o efeito estufa e outros assuntos.

O livro constitui-se em leitura obrigatória para quem milita na área ambiental, especialmente neste ano em que o mundo se prepara para a Conferência de Cúpula sobre o Desenvolvimento Sustentável, conhecida como a Rio+10, que se realizará em Johannesburgo, na África do Sul, nos meses de agosto e setembro, para um balanço dos progressos alcançados a partir das propostas formuladas em 1992.

Editado pela Signus Editora e pelo Núcleo de Informações em Saúde Ambiental da USP, o livro aborda os seguintes temas: O Meio Ambiente Urbano e a Proteção Ambiental; Diversidade Biológica, Engenharia Genética e Biossegurança; Mudanças Climáticas; Unidades de Conservação e Florestas; Cooperação Técnica e Financeira, Bancos e Meio Ambiente; e A Interação Necessária. Os artigos foram reunidos e editados pelos professores Arlindo Philippi Jr., da Faculdade de Saúde Pública, Alaor Caffé Alves, da Faculdade de Direito, Marcelo de Andrade Roméro e Gilda Collet Bruna, ambos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

Clique em "Efeitos Podem Ser Irreversíveis", para ler o artigo de autoria do professor José Goldemberg, secretário estadual do Meio Ambiente.

 
 

Fonte: SMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Renata Egydio)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.