Panorama
 
 
 

LIXO DOMÉSTICO ESTA MAIS ADEQUADO
NO ESTADO DE SÃO PAULO EM 2000

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2002

O lixo doméstico gerado em São Paulo está melhor disposto no ambiente, como revela o “Inventário de Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo de 2000”, realizado pela Cetesb. De acordo com a versão 2000, lançada em julho, os aterros de lixo doméstico classificados como adequados estão presentes em 30,6% dos 645 municípios paulistas, percentual que em 1997, quando foi elaborada o primeira versão do documento, era de 4,2%.

A destinação final das quase 20 mil toneladas/dia de lixo produzidas no Estado vem melhorando desde que a Secretaria do Meio Ambiente do Governo de São Paulo iniciou, em 1997, um programa de orientação e controle junto às administrações municipais. Em 2000 o número de aterros inadequados reduziu 31,1%. Em 1999 os aterros ou “lixões” municipais representavam 50,4%.

O inventário, porém, apresenta uma estatística social preocupante: o aumento do número de catadores nos aterros. Na nova versão do estudo, foi registrada a presença de 3.238 catadores adultos e 448 crianças com 14 anos ou menos, cerca de mil pessoas a mais que o ano anterior, quando a Cetesb iniciou este tipo de pesquisa. Em 1999 eram 2. 273 maiores 643 menores.

Segundo o levantamento da Cetesb, os números foram obtidos através de contagens em campo e devem ser interpretados como indicativo de ordem de grandeza, em razão da falta de cadastros ou vínculos oficiais das pessoas com as instalações. Segundo o órgão paulista, cabe às prefeituras e administradores de aterro manter fiscalização intensiva para barrar a presença de catadores, que é proibida nestes locais, pois além de dificultar o bom andamento dos trabalhos nos locais correm riscos de acidentes. Além de infecções e doenças provenientes do lixo, a circulação de tratores e caminhões nos aterros é grande e pode provocar acidentes graves, com a circulação indevida dos catadores, principalmente crianças.

Em contrapartida, as prefeituras vêm assumindo compromisso maior com Estado para a melhoria dos seus aterros, através dos Termos de Ajustamento de Conduta (TACs), títulos executivos extrajudiciais assinados pelas prefeituras onde se define prazos para a regularização ambiental das instalações e destinação de lixo. Os TACs têm como mérito maior conscientizar, comprometer e estabelecer parcerias entre o Estado e o município para uma solução mais rápida para a destinação adequada dos resíduos domésticos.

Os procedimentos dos acordos prevêem a regularização ou encerramento dos aterros ou lixões, com a implantação de uma nova solução de caráter definitivo. Em qualquer dos casos, o objetivo é alcançar a adequação técnica e ambiental das instalações, seguida do licenciamento ambiental. Desde 1998, quando se iniciou a assinatura dos TACs, 423 dos 645 municípios (65,6%) assinaram o documento.

Os resultados obtidos no “Inventário 2000” demonstram que as condições ambientais do Estado vêm melhorando sistematicamente, no que se refere à destinação final dos resíduos domiciliares. Isso demonstra o reconhecimento por parte dos municípios do trabalho realizado pela Secretaria e Cetesb. As administrações estão mais conscientes do seu dever de dar destino seguro para o lixo, garantindo a qualidade de víde e saúde das comunidades.

 
 

Fonte: SMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Alberto Sheik)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.