Panorama
 
 
 

MINISTRO CRITICA PAUTA DE PAÍSES RICOS PARA RIO+10

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2002

O ministro do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, afirmou que a discussão sobre a questão da pobreza na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+10), que será realizada em Johanesburgo, não pode excluir os outros graves problemas ambientais mundiais. "O modelo econômico que permite o aumento da pobreza é o mesmo que promove a degradação ambiental", disse, na última quarta-feira, ao receber a visita do vice primeiro-ministro da Grã-Bretanha, John Prescott.

Ele informou ao vice primeiro-ministro que o Brasil pretende discutir seriamente a mudança nos padrões de consumo dos países desenvolvidos, por considerar que este modelo de desenvolvimento é diretamente responsável pelo agravamento dos problemas ambientais. "A assimetria existente hoje acentua o poder das economias centrais e agrava as dificuldades dos países em desenvolvimento", afirmou o ministro.

Carvalho destacou que os problemas ambientais se acentuaram desde 1992 em função da globalização. Ele disse, no encontro com o representante do governo britânico, que não há mais espaço para se fazer apologia sobre a necessidade de proteger o meio ambiente. "É preciso adotar ações concretas e com prazos de cumprimento definidos. Não iremos resolver o problema da pobreza com filantropia internacional", destacou o ministro.

Segundo John Prescot, que visita diversos países discutindo as posições britânicas a serem apresentadas na Conferência, a ênfase da participação britânica em Johanesburgo será o combate à pobreza nos países subdesenvolvidos.

Na opinião de Carvalho, entretanto, a discussão em Johanesburgo deve ser feita no contexto da Rio-92, ou seja, na busca de alternativas para o desenvolvimento sustentável. Ele defende, ainda, a definição de instrumentos concretos de cooperação bilateral pelos quais os países mais ricos possam auxiliar os países pobres e os em desenvolvimento.

Segundo o ministro, não é possível dissociar pobreza da sustentabilidade. Ele destacou que rediscutir a ordem econômica mundial é fundamental para possibilitar a elevação do padrão de renda nos países pobres e em desenvolvimento. O ministro lembrou que o conceito de desenvolvimento sustentável pressupõe o combate à pobreza.

De acordo com Fábio Feldman, coordenador da participação brasileira na Rio+10, que também esteve presente ao encontro, se a discussão ficar centrada na pobreza, especialmente na pobreza africana, como pretendem os países mais ricos, a agenda da Conferência terá o foco alterado. "O Brasil está solidário com os países africanos mas, se forem excluídas as questões relativas ao desenvolvimento sustentável, em vez de discutirmos uma agenda Norte-Sul, estaremos discutindo uma agenda Sul-Sul", disse Feldman.

 
 

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
InforMMA

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.