Panorama
 
 
 

O LIVRO “AS FLORESTAS DO AMAZONAS” NA
BIENAL DO LIVRO DE SÃO PAULO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2002

O livro "As Florestas do Amazonas - espécies, sítios, estoques e produtividade", de Richard W. Bruce, revela o resultado de estudos dos inventários florestais realizados no Estado nos anos 80 e 90, e vai ser exposta na Bienal do Livro de São Paulo, neste final de semana, dias 27 e 28, pela Edições Ibama.

O livro é fruto da longa experiência no setor florestal de Richard W. Bruce, PhD em Economia Florestal, é o autor do primeiro Plano de Manejo Florestal aprovado pelo Ibama no Estado do Amazonas (en 1982), e de outros 36 projeto de manejo florestal.

"As Florestas do Amazonas", segundo o autor, apresenta uma abrangente visão empírica das florestas do Estado do Amazonas, baseada em 50 inventários florestais realizados no período de 1989 a 1998. Foram levantados os estoques e a produtividade das florestas, sua composição florística e a distribuição geográfica das espécies.

As florestas pesquisadas estão localizadas nas regiões dos rios Madeira, Purus, Juruá e médio Solimões e de Itacoatiara-Uatamã-Balbina, totalizando 1,2 milhões de hectares e de mais de 140.000 árvores. "Apesar de sua formação acadêmica e de ser profundo conhecedor da indústria madeireira da Amazônia o Dr. Bruce não tem a pretensão de nos apresentar um tratado acadêmico/científico mas, sim, uma visão ampla e empírica das florestas nativas do Estado do Amazonas", comenta Paulo José Prudente de Fontes - chefe do DEREF/IBAMA.

A obra analisa os impactos da exploração tradicional praticada nas várzeas do Amazonas e um catálogo atualizado nos nomes vulgares e científicos utilizados no Estado. Segundo Richard, algumas novidades apresentadas no livro: padrões para avaliações das propriedades florestais; as espécies florestais mais encontradas no Amazonas; localização geográfica das espécies comercializáveis; comparações entre sub-regiões do Estado; um programa informatizado para processamento dos inventários florestais; novidades sobre as diferenças das florestas da várzea e terra firme; identificação das árvores por mateiros; alturas e diâmetros das árvores; as consequências da exploração tradicional da várzea; amostragem adequada em inventários florestal e preferências para várzea e terra firme.

 
 

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.