Panorama
 
 
 

ONGs BRASILEIRAS CRIAM O OBSERVATÓRIO DO CLIMA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2002

Também chamado de Rede Brasileira de Organizações Não-Governamentais e Movimentos Sociais em Mudanças Climáticas, o observatório é integrado por 26 instituições, entre as quais o Instituto Socioambiental (ISA). Tem por objetivo, entre outros, denunciar o desmatamento como o principal responsável pelas mudanças climáticas no Brasil.

“A discussão sobre mudanças climáticas no ambiente internacional tem muita repercussão para o Brasil, onde acabou restrita por muito tempo a esferas governamentais. A implementação do observatório visa justamente ampliar esse debate”, explica Adriana Ramos, coordenadora do Programa Brasil Socioambiental do ISA. Nos dias 22 e 23/03, diversas ONGs reuniram-se para discutir a formação de uma rede brasileira de articulação política sobre a questão, que resultou na criação do Observatório do Clima.

Entre os objetivos da Rede Brasileira de Organizações Não-Governamentais e Movimentos Sociais em Mudanças Climáticas, está o de denunciar o desmatamento como o principal responsável pelas mudanças climáticas no Brasil. “Acredita-se que dois terços das emissões de gases de efeito estufa no país tenham origem no desmatamento e que o volume total coloque o Brasil entre os dez maiores emissores do mundo”, alerta Adriana.

O governo ainda não divulgou os dados do chamado Inventário Brasileiro de Emissões de Gases de Efeito Estufa, uma obrigação do país como signatário do Protocolo de Kyoto. Pressionar pela divulgação desses dados, discutir as implicações da energia termelétrica sobre as emissões e a implementação de projetos dentro do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) também são metas do observatório.

No dia 09/05, os objetivos e planos de ação do Observatório do Clima serão apresentados na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. De modo geral, são quatro as áreas principais de trabalho da rede: mudanças climáticas; uso do solo, mudança do uso do solo, florestas e biodiversidade; desenvolvimento sustentável; e informação e comunicação.

Ratificação do Protocolo de Kyoto será finalmente votada no Brasil

O acordo determina que, entre 2008 e 2012, os países industrializados reduzam suas emissões de gases de efeito estufa em pelo menos 5% dos índices de 11000. Dos 187 países que fazem parte da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática, 84 já assinaram o protocolo desde 1998, entre eles o Brasil, e 49 o ratificaram. Entretanto, para entrar em vigência, o acordo deve ser ratificado por 55 países que respondam por pelo menos 55% do total de emissões de gases do efeito estufa. Desse grupo, apenas a Romênia já o ratificou.

Um pedido de urgência para a votação do decreto legislativo que ratifica o Protocolo de Kyoto no Brasil, enviado em março pelo presidente Fernando Henrique Cardoso ao Congresso Nacional, foi aprovado no dia 18/04.

O governo brasileiro pretende ratificar o protocolo antes da realização da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, também conhecida como a Rio +10, que ocorrerá entre agosto e setembro deste ano, em Johannesburgo (África do Sul).

 
 

Fonte: ISA – Instituto Socioambiental (www.socioambiental.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.