Panorama
 
 
 

PROGRAMA QUER DIMINUIR DÉFICIT DE 900 MIL HECTARES DE COBERTURA VEGETAL NO ESTADO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2002

A Secretaria do Meio Ambiente acaba de lançar um programa de repovoamento vegetal, para aumentar a área florestal em todo o Estado de São Paulo. O programa propõe uma ampla articulação das instituições ligadas ao governo estadual com as áreas de pesquisa, entidades ambientalistas e empresas de reflorestamento, para o mapeamento das ações que estão sendo feitas pelos diversos setores.

Pretende-se, desta maneira, diminuir o déficit estimado de aproximadamente 900 mil hectares de área de florestas e matas ciliares. Os últimos levantamentos do Instituto Florestal, subordinado à Secretaria do Meio Ambiente, mostram a existência de um total de 3,3 milhões de hectares de cobertura natural, representando 13,4% da área total do Estado.

"As ações de repovoamento serão concentradas, inicialmente, nas áreas marginais aos cursos d'água", informa a engenheira agrônoma Helena Carrascosa von Glehn, coordenadora de um grupo de trabalho integrado por prefeituras, institutos de pesquisa, entidades ambientalistas, universidades e o sistema ambiental do Estado, entre outros. O grupo de trabalho, articulando os vários setores, deverá formalizar, no prazo de 180 dias, uma proposta de política estadual de recomposição vegetal.

O secretário estadual do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, é o coordenador do programa, cuja base técnico-científica será elaborada pela Coordenadoria de Informações Técnicas, Documentação e Pesquisa Ambiental - CINP, órgão da própria secretaria, ao qual estão vinculados os Institutos Florestal - que já produziu o Inventário Florestal do Estado - , Botânico e Geológico.

Um dos objetivos do programa é estimular a pesquisa voltada à produção de sementes e mudas de espécies nativas e à quantificação do carbono fixado em projetos de reflorestamento com espécies nativas. Para tanto, poderão ser canalizados incentivos financeiros oriundos do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, previsto no Protocolo de Kyoto, firmado em 1997 no Japão, para a redução da emissão dos gases que provocam o efeito estufa.

 
 

Fonte: SMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Renato Alonso)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.