Panorama
 
 
 

PUBLICAÇÃO MOSTRA O IMPACTO DE
OCUPAÇÕES IRREGULARES NA BACIA DA REPRESA BILLINGS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2002

Uma publicação financiada pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos - FEHIDRO faz um diagnóstico da situação da Represa Billings, construída em 1927, ocupando uma área de 583 km2 com um espelho d'água de 113 km2. Produzido pelo Instituto Socioambiental - ISA, o livro denominado "Billings 2000 - Ameaças e Perspectivas para o Maior Reservatório de Água da Região Metropolitana de São Paulo" foi lançado na segunda-feira (29/4), no auditório da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
José Jorge

Segundo o secretário, professor José Goldemberg, trata-se de uma importante contribuição na busca de uma solução definitiva para o problema de ocupação irregular nas áreas de mananciais da Região Metropolitana de São Paulo. "O diagnóstico realizado pelo ISA é uma colaboração importante para as ações da secretaria na fiscalização e controle das ocupações nos mananciais", disse.

Goldemberg anunciou que a secretaria está negociando recursos para colocar em prática o projeto de ocupação zero, que prevê uma fiscalização intensiva nas áreas de proteção aos mananciais, para impedir que novas moradias sejam construídas sem atender aos padrões estabelecidos pela legislação. João Paulo Capobianco, presidente do ISA, fazendo a apresentação do livro falou sobre a situação da Represa Billings, revelando que a ocupação desordenada e rápida no entorno do reservatório, situado na zona sul da Capital e estendendo-se por outros municípios, é o principal motivo do subaproveitamento da represa, que hoje serve apenas um milhão de pessoas, embora tenha capacidade para abastecer 4,5 milhões.

O diagnóstico do ISA indica a substituição desordenada da cobertura vegetal nativa, com espécies de Mata atlântica, por atividades humanas. O estudo revela que, de 1989 a 1999, a Bacia da Billings perdeu 6,6% de sua cobertura vegetal, o equivalente à área de nove parques do Ibirapuera, aproximadamente. No mesmo período, a estimativa é de que a floresta amazônica perdeu 4% de sua área por desmatamento.

O secretário do Meio Ambiente lembrou que uma das maneiras de brecar o processo de devastação, na área do reservatório, é a mudança do artigo 53 da Lei de Proteção aos Mananciais. Proposta com essa finalidade foi encaminhada para Assembléia Legislativa do Estado e, se aprovada, permitirá que o morador em situação irregular obtenha a escritura definitiva de sua propriedade, por meio da vinculação de áreas não contígüas, como exige a lei em sua redação atual, para fins de preservação.

Campanha

Na mesma solenidade, o ISA lançou a Campanha "Água Viva para São Paulo", criada pela Master Comunicação. Composta de anúncios, "spots" para rádio e filmes para TV, a campanha convida o público a entrar no site www.aguavivasp.org.br, onde são encontrados dados sobre a Represa Billings, mapas interativos e outras informações.
O internauta que navegar pelo site poderá, também, colaborar com a campanha, filiando-se ao instituto ou enviando mensagens relacionadas ao tema.

 
 
Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Cris Couto)
Foto: José Jorge
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.