Panorama
 
 
 

DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO NA REPRESA BILLINGS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Maio de 2002

Há sérios problemas causados pela degradação da Represa Billings, que fornece boa parte da água para a Grande São Paulo.

Os diagnósticos da situação que têm sido feitos são de modo geral corretos, particularmente o mais recente deles, feito pelo Instituto Socioambiental que foi entregue na semana passada ao secretário do Meio Ambiente do Estado.
Uma outra análise particularmente lúcida foi publicada, também na semana passada, em editorial pelo jornal "O Estado de S.Paulo".

Contudo, todas essas análises não chegam a apresentar propostas concretas e realistas para resolver o problema.
Estima-se que vivam na área de mananciais, de forma irregular, mais de um milhão de pessoas, sendo inteiramente irrealista pensar que elas poderiam ser retiradas de lá.

O que acontece é que se deveria ter impedido que elas ocupassem aquelas áreas, o que o zoneamento da área previu de forma adequada em meados da década de 70.

Nestes últimos 30 anos, porém, políticos e prefeitos encorajaram centenas de loteamentos clandestinos, muitos com fins eleitoreiros, que se transformaram em centros populacionais densos e até prósperos em alguns casos. Isso ocorreu, também, com as inúmeras outras favelas que envolvem São Paulo onde os problemas não são muito diferentes.

No caso dessas favelas não se fala em erradicá-las e algumas delas como a Rocinha, no Rio de Janeiro, acabou virando um bairro quase normal. O que é diferente é que elas não se encontram nas margens dos mananciais de água doce.

Neste caso, a única proposta concreta que permitiria avançar na solução do problema é tentar regulamentar a ocupação irregular, coletar os esgotos que, atualmente, são lançados na represa em lugar de serem lançados nas estações de tratamento da SABESP, que existem mas estão ociosas. Esta é uma responsabilidade direta das prefeituras locais.

Cabe ao Estado, e em particular à Secretaria do Meio Ambiente, fiscalizar a área e impedir a expansão da ocupação irregular e estamos diligenciando para que isto efetivamente melhore.

Declaração do professor José Goldemberg na Rádio Eldorado, no dia 6 de maio 2002.

 
 

Fonte: SMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.