Panorama
 
 
 

EXPOSIÇÃO NO MUSEU FLORESTAL MOSTRA
ANTIGAS ESTAÇÕES DO TREM DA CANTAREIRA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Maio de 2002

As telas da artista plástica Herminda Tavela Abrantes continuam expostas no Museu Florestal Octávio Vecchi, no Parque Estadual Alberto Löefgren, do Instituto Florestal, mostrando as antigas estações do "Trenzinho da Cantareira", como era conhecida a Tramway que fazia o percurso Tamanduateí-Cantareira-Guarulhos de 1894 a 1965, quando foi desativado.

Aberta no dia 11 de maio a exposição se estende até 1º de junho próximo, com entrada franca. O museu se localiza na Rua do Horto, 931, na Zona Norte da Capital. Maiores informações pelo telefone 0(XX)11-6231.8555, ramal 263.

Com as suas pinturas, reunidas na exposição "Voltando a História pelos Trilhos", Herminda Tavela Abrantes ajuda a recuperar as memórias da São Paulo antiga, em que o transporte ferroviário foi fundamental para o desenvolvimento da agricultura e na formação dos bairros, possibilitando o transporte de materiais de construção civil, que antes eram levados em carroças para os pontos mais distantes da cidade.

A estação inicial do trem, segundo a artista, localizava-se junto ao Mercado Municipal de São Paulo, passando depois pela Rua João Teodoro, ao lado do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, onde a própria Herminda estudou. Desse ponto seguia até a Estação Areial, na Avenida Cruzeiro do Sul, onde hoje se localiza a Estação Carandiru, do Metrô. Daí, uma das linhas levava até a Cantareira e outra seguia para Guarulhos.

No antigo Horto Florestal, hoje Parque Estadual Alberto Löefren, onde fica a sede do Instituto Florestal, antigo Serviço Florestal, funcionou uma estação para o transporte de mudas de árvores para o interior do Estado.

O "trenzinho", era assim chamado por causa de sua bitola estreita, de apenas 60 cm, constituindo o ponto de encontro da população, promovendo muitos namoros e casamentos. A própria artista, diz, conheceu o marido Ismael nesse trem. Embora lento, sempre lotado, soltando muita fumaça e fagulhas que queimavam as roupas do passageiros, o "trenzinho da Cantareira" era pontual, saindo sempre nos horários programados.

 
 

Fonte: SMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.