Panorama
 
 
 

MINISTRO LAMENTA DERROTA EM VOTAÇÃO DA PROPOSTA NO JAPÃO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2002

O ministro do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, lamentou a derrota da proposta brasileira, de criação de santuários de baleias e afirmou que o Brasil continuará a defender a proposta na Comissão Internacional Baleeira (CIB). Na votação desta semana, 23 países foram favoráveis à proposta brasileira, 17 contra e houve 3 abstenções. Embora tenha obtido maioria simples, a proposta não foi aprovada porque eram necessários ¾ dos votos. "Continuaremos a defender a criação do Santuário do Atlântico Sul com entusiasmo redobrado. Ela é emblemática e vital, pois demonstra o empenho da comunidade internacional na preservação do meio ambiente, sinalizando o firme propósito de seguirmos na luta em favor da preservação da vida em nosso planeta", destacou o ministro.

A proposta conseguiu 3 novos votos favoráveis (Portugal, San Marino e Suíça) em relação à votação do ano passado. Segundo o ministro, isto demonstra o fortalecimento da posição brasileira que, embora não obtendo os ¾ necessários para a aprovação, a cada ano tem número maior de adesões. "Estas iniciativas têm um nítido sentido ético, pois decorrem da constatação de que as diferentes espécies de baleias, ao longo de séculos de exploração predatória, tiveram seus estoques reduzidos drasticamente, e, em maior ou menor grau, elas se encontram em perigo de extinção. Na melhor das hipóteses, e com bases em dados científicos, esses estoques se situam, hoje, abaixo dos 10% do número de animais existentes no início do século XX", afirmou José Carlos Carvalho.

Em seu discurso na CIB, o ministro apresentou a política brasileira de preservação dos mamíferos aquáticos, destacando a criação Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, na costa de Santa Catarina.

O Santuário de Baleias do Atlântico Sul se estenderia desde a Linha do Equador até os limites do Santuário de Baleias do Antártico, compreendendo as costas da África e América do Sul. Entre seus objetivos básicos, está o de permitir maior pesquisa científica, sobretudo de parte de países em desenvolvimento, inclusive com o uso de programas de cooperação internacional, sobre a recuperação de estoques das espécies.

 
 

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
InforMMA

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.