Panorama
 
 
 

TRÊS PAÍSES DEBATEM CONSERVAÇÃO DA BACIA DO ALTO PARAGUAI

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2002

A conservação da bacia hidrográfica do Alto Paraguai, formadora do Pantanal Mato-grossense, foi tema do encontro que reuniu esta semana em Puerto Quijaro, na Bolívia, os ministros do Meio Ambiente do Brasil, José Carlos Carvalho, do Desenvolvimento Sustentável e Planejamento da Bolívia, Ramiro Uriona, e o secretário de Meio Ambiente do Paraguai, Edmundo Osnaghi. A reunião contou com a participação de representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), dos governos do Canadá, Colômbia, Estados Unidos e Japão. "O objetivo foi discutir a possibilidade de adoção, no Paraguai e Bolívia, de projetos semelhantes ao Programa Pantanal implementado no Brasil", destacou José Carlos Carvalho.

É a primeira vez que autoridades de Meio Ambiente dos três países discutem questões específicas relacionadas à conservação da bacia hidrográfica do Alto Paraguai, formadora do Pantanal Mato-grossense. Segundo José Carlos Carvalho, o encontro foi o primeiro passo para estabelecer uma plataforma comum de proteção do Pantanal, combatendo a degradação ambiental. "Nós faremos outros encontros para assegurar que o entrosamento entre os três países possa se tornar o mais duradouro possível", afirmou o ministro.

Serão criados grupos de trabalho multinacionais para discutir as principais alternativas econômicas para a região: ecoturismo, pesca e fauna, impactos ambientais da hidrovia Paraná-Paraguai e alternativas para a implementação de atividades econômicas sustentáveis no Pantanal. Os grupos de trabalho terão a participação de governos, entidades empresariais e da sociedade civil dos três países.
A bacia do Alto Paraguai tem 595 mil km2, dos quais 363 mil km2 (61,1%) estão no Brasil, 121 mil km2 (20,4%) na Bolívia e 110 mil km2 (18,5%) no Paraguai.

 
 
Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
InforMMA
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.