Panorama
 
 
 

MINISTRO ELOGIA DIVULGAÇÃO DE ÍNDICES AMBIENTAIS DO IBGE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2002

O ministro do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, disse que é de fundamental importância para o governo e para a sociedade, a publicação divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com os indicadores ambientais, econômicos, sociais e institucionais. O documento será levado pelo Brasil para o encontro mundial sobre meio ambiente que acontecerá em agosto, na África do Sul.

Carvalho destacou que uma das lacunas da gestão ambiental brasileira sempre foi a falta de indicadores, através dos quais se possa mensurar com precisão a qualidade ambiental do país e, ao mesmo tempo, medir os avanços que vêm sendo realizados no que diz respeito à sustentabilidade. Com o novo documento, segundo o ministro, o país amplia o conceito de sustentabilidade que envolve questões econômicas, sociais, ambientais, institucionais e legais, criando um conjunto de medidas para melhor aparelhar o estado no que diz respeito ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável.

"É fundamental que se tenha a possibilidade de obter relatórios com a periodicidade adequada, não apenas como instrumento gerencial para a administração ambiental do país, mas, sobretudo, como indicador para que a sociedade possa acompanhar a evolução das questões ambientais, inclusive as ações e a eficácia das ações desenvolvidas para proteção do meio ambiente", prosseguiu.

Nesse sentido, José Carlos Carvalho informou que o MMA está coordenando um grande esforço através do Programa Nacional de Meio Ambiente, em sua segunda fase, para capacitar os órgãos do Sistema Nacional de Meio Ambiente em duas áreas fundamentais: licenciamento ambiental e monitoramento. Este Programa foi contratado com o Banco Mundial, no valor de US$ 300 milhões em 10 anos.

"Estamos atualizando o sistema de licenciamento porque ainda temos um sistema baseado quase que exclusivamente na fonte poluidora", explicou.

Segundo José Carlos Carvalho, o Brasil precisa estabelecer um vínculo entre licença ambiental e metas de qualidade que o país terá que atingir para mudar de patamar em relação ao meio ambiente. Isto, em sua opinião, pressupõe um bom programa de monitoramento em todos os segmentos, como qualidade de águas, do ar e dos solos, entre outros.

 
 
Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
InforMMA
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.