Panorama
 
 
 

POSSÍVEL MODIFICAÇÃO EM MEDIDA PROVISÓRIA QUE ALTERA O CÓDIGO FLORESTAL, MOBILIZA A SOCIEDADE

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2002

Carta assinada por diversas instituições expõe articulação da bancada ruralista e de parlamentares de Rondônia com o governo federal para diminuir o percentual estipulado pela MP para as Reservas Legais na Amazônia.

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Organização dos Seringueiros de Rondônia (OSR), o Sindicato dos Professores da Universidade Federal de Rondônia, o Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), a Ecoporé - Ação Ecológica Guaporé, a Kanindé - Associação Etno Ambiental, a Comissão Pastoral da Terra, o Centro de Pesquisa de Populações Tradicionais-Cuniã, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e a Coordenação da União dos Povos Indígenas de Rondônia, Sudoeste do Mato Grosso e Sul do Amazonas assinaram no domingo (16/06) uma carta criticando a articulação da bancada ruralista e de parlamentares de Rondônia para modificar a Medida Provisória (MP) 2.166, que altera o Código Florestal.

O texto final da MP, consenso após ter sido discutido exaustivamente pela sociedade civil, estipula, entre outros, que a Reserva Legal - área de vegetação nativa que tem de ser protegida por uma propriedade rural - na Amazônia seja equivalente a 80% da área total de uma propriedade.

De acordo com as instituições, matérias veiculadas em jornais de Rondônia informam que o governo federal estaria negociando a revisão da MP 2.166, atendendo ao apelo da bancada ruralista do Estado. Os parlamentares estariam utilizando a mídia com a intenção de obter o apoio da sociedade regional para que o mapeamento socioeconômico e ecológico do Estado seja o instrumento norteador para o desmatamento e preservação na MP 2166, o que poderia legalizar índices de desmatamento de até 80% nas propriedades rurais de Rondônia. Em declaração ao jornal Diário da Amazônia no dia 04/06, o senador Mendes Moreira afirmou que se o governo não atendesse às reivindicações em duas semanas haveria desobediência civil no Estado.

A permissão de desmatamentos acima do estabelecido atualmente pelo Código Florestal, como pretendem os ruralistas de Rondônia, abriria um precedente perigoso para a Amazônia, com estímulo à ampliação da degradação ambiental.

 
 
Fonte: ISA – Instituto Socioambiental (www.socioambiental.org.br)
Assessoria de imprensa
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.