Panorama
 
 
 

PROJETO ORLA MARÍTIMA DISCIPLINA
DESENVOLVIMENTO DO LITORAL PAULISTA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2002

O secretário estadual do Meio Ambiente, Professor José Goldemberg, recebeu no dia 4 de junho representantes das prefeituras de Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande e São Sebastião, na apresentação do Projeto Orla Marítima, cujo objetivo é estimular e disciplinar as atividades socioeconômicas na região litorânea, por meio de uma gestão integrada que promova o desenvolvimento sustentável.

O evento, ocorrido na sede da Secretaria, em São Paulo, como parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente, representa a integração dos governos federal, estadual e municipais para decidir, de forma colegiada, as ações a serem implementadas na faixa litorânea. A explicação é de Oneida Freire, coordenadora do Programa Nacional de Gerenciamento Costeiro, instituído por lei estabelecendo que os Estados devem desenvolver uma proposta de planejamento e administração dos recursos naturais da zona costeira.

São Vicente foi o primeiro município, no Estado de São Paulo, a aderir ao projeto que, segundo o prefeito Paulo de Souza, vai permitir a articulação das ações das várias esferas de governo garantindo um desenvolvimento equilibrado, com o incremento de atividades como o turismo, que constitui a principal fonte de recursos para a população.

A formulação do projeto, segundo Antonio Carlos Robert Morais, consultor do Ministério do Meio Ambiente, inclui um diagnóstico simples, com a descrição paisagística e o levantamento do perfil socioeconômico dos municípios litorâneos. Esta etapa é concluída com a proposição dos cenários preconizados, que subsidiam a elaboração de Planos de Intervenção na Orla.

Em São Paulo, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente já concluiu os diagnósticos e os levantamentos no Litoral Norte, Litoral Sul, Baixada Santista e Vale do Ribeira , enriquecendo-os com propostas técnicas de zoneamento ecológico-econômico.

Segundo Martinus Filet, coordenador do Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro, que está sendo implementado pela Secretaria, a maior parte das ações de recuperação e fomento do uso e conservação dos recursos naturais já está apontada nas propostas de regulamentação dos zoneamentos. Essa medida, segundo o técnico, facilitará a formulação de propostas para subsidiar a elaboração de planos de intervenção, como está previsto no Projeto Orla. Esta fase do processo deverá contar com a participação das comunidades envolvidas, que serão representadas em fóruns colegiados a serem criados.

Para aderir ao Projeto Orla, o município deverá dispor de pessoal para as atividades de implantação e uma base de informações ambientais e socioeconômicas. O Ministério do Meio Ambiente e a Secretaria do Patrimônio da União oferecerão assistência aos municípios para a capacitação de seus técnicos e orientação para a obtenção de recursos financeiros para a execução de projetos de intervenção direta na faixa da orla.

 
 
Fonte: SMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Renato Alonso)
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.