Panorama
 
 
 

BRASIL GANHA TRÊS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO FEDERAIS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Julho de 2002

A Reserva Extrativista do Rio Jutaí, no Amazonas, o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, na divisa do Piauí, Maranhão, Bahia e Tocantins, e a Estação Ecológica Mico-Leão-Preto, no Pontal do Paranapanema, em São Paulo, são as mais novas UCs do país.

O presidente Fernando Henrique Cardoso assinou na última terça-feira (16/07) os decretos que criam a Reserva Extrativista do Rio Jutaí, o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba e a Estação Ecológica Mico-Leão-Preto.
Com uma extensão de 275,5 mil hectares, a Reserva Extrativista (Resex) do Rio Jutaí, no Oeste do Amazonas, irá beneficiar 809 pessoas distribuídas em 116 famílias. A pesca, a produção de látex e a extração de castanha e óleos vegetais de espécies de uso medicinal, como a copaíba e a andiroba, estão entre as atividades desenvolvidas na região. A Resex foi reivindicada por mais de quatro anos pela população local, que, com a criação da UC, espera agregar valor à borracha e desenvolver atividades ecoturísticas na área da reserva. Segundo informações de Alexandre Cordeiro, técnico do Centro Nacional de Populações Tradicionais e Desenvolvimento Sustentável (CNPT), trata-se da quarta criada no Amazonas de um total de 24 Resex existentes do país.

Já a Estação Ecológica do Mico-Leão-Preto, situada no Pontal do Paranapanema, no oeste do Estado de São Paulo, totaliza 5,5 mil hectares, distribuídos entre os quatro maiores fragmentos florestais de Mata Atlântica da região. A criação desta UC é resultado, entre outros, de uma articulação com o poder público e comunidade local do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), ONG que há aproximadamente 20 anos trabalha para a conservação de mico-leão-preto - espécie endêmica da região que hoje se encontra entre as mais ameaçadas do mundo.

Para proteger as cabeceiras do Rio Parnaíba, um dos mais importantes do país, também foi criado o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, com 729,8 mil hectares situados na divisa do Piauí, Maranhão, Bahia e Tocantins. A UC ocupa parte da Chapada das Mangabeiras, uma das maiores e mais conservadas extensões de Cerrado do país e considerada área prioritária pelo grupo de Botânica do trabalho Avaliação de Áreas e Ações Prioritárias para a Conservação do Cerrado e Pantanal - uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente para subsidiar as ações necessárias para o cumprimento das obrigações brasileiras da Convenção da Diversidade Biológica, firmada durante a Rio-92.

 
 
Fonte: ISA – Instituto Socioambiental (www.socioambiental.org.br)
Assessoria de imprensa
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.