Panorama
 
 
 

MESA REDONDA PAULISTA SERÁ FÓRUM PERMANENTE DA “PRODUÇÃO MAIS LIMPA”

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Julho de 2002

A Semana da "Produção mais Limpa" foi iniciada na segunda-feira (22/7) com a instalação oficial da mesa redonda paulista, que reúne representantes do setor produtivo, governo, universidades, institutos de pesquisa e organizações não-governamentais em evento realizado na FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

A mesa redonda terá a função de um fórum, com o objetivo de tornar a "Produção Mais Limpa" um instrumento para a produção e o consumo sustentável de bens e serviços, melhorando as relações entre o desenvolvimento econômico, saúde pública e ambiental. Definida como "a aplicação contínua de uma estratégia ambiental preventiva integrada aos processos produtivos e serviços para aumentar a eco-eficiência e evitar ou reduzir os danos ao homem e ao ambiente", os conceitos de "Produção mais Limpa" se aplicam aos processos produtivos, propiciando a
conservação de matérias-primas e energia; aos produtos, com a redução dos impactos negativos ao longo do ciclo de vida de um produto; e aos serviços, com a incorporação de preocupações ambientais no planejamento e entrega dos serviços.

Na sessão de abertura, Fernando Rei, diretor de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia da CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, lembrou que a relação da agência ambiental com o setor produtivo se iniciou há mais de trinta anos, por meio do controle e da aplicação da legislação ambiental. "Atualmente, o que se procura é aprimorar esta relação, incentivando a adequação das tecnologias disponíveis para uma produção cada vez mais limpa, com a racionalização do uso das matérias-primas e dos insumos, reduzindo o consumo de produtos nocivos e seu impacto sobre o ambiente e o homem".

Segundo Fernando Rei, coube à CETESB como agência ambiental viabilizar a parceria e o envolvimento dos setores produtivos e de serviços com os órgãos governamentais, as instituições de pesquisa e as entidades representativas da sociedade.

A parceria entre o setor produtivo e os órgãos encarregados de garantir a preservação ambiental e a aplicação da legislação vigente também foi destacada pelo presidente da FIESP, Horácio Lafer Piva, que classificou a iniciativa como um esforço solidário pela causa ambiental, ressaltando que as diferenças podem ser superadas e que "é vital que a atividade produtiva deixe de ser vista como inimiga do meio ambiente, quando na verdade já existem elementos suficientes para comprovar que o desenvolvimento pode ser também fator de preservação e de recuperação do meio ambiente e dos recursos naturais".

Programa

A instalação da mesa redonda foi seguida pela realização de palestras e debates durante toda a terça-feira (23/7), prosseguindo na quarta-feira (24/7), conforme programa realizado na sede das Faculdades Integradas de São Paulo - FISP, localizada na rua Engenheiro Isaac Milder, 355, Real Parque - Morumbi.

Temas como Iniciativas de Produção mais Limpa, Normas de Gestão Ambiental e experiências em diversos segmentos de produção foram abordados. Entre os casos práticos de aplicação foram apresentados os resultados obtidos por empresas do setor de galvanoplastia, indústria têxtil e de cerâmica, em projetos-piloto desenvolvidos com o apoio da CETESB.

Um ponto comum entre as palestras apresentadas foi a gravidade da deterioração ambiental em curso, com a poluição dos recursos hídricos e do ar já atingindo cerca de 50% da população mundial. A "Produção Mais Limpa" foi apontada como um método eficiente para conter e reverter este processo, conforme Tânia Mara Gasi, gerente do Departamento de Desenvolvimento e Capacitação Tecnológica da CETESB, uma das responsáveis pela implementação do programa no Estado de São Paulo.
Para maiores informações sobre a Mesa Redonda de Produção mais Limpa os interessados podem acessar o site www.mesaproducaomaislimpa.sp.gov.br

 
 
Fonte: Cetesb – Agência Ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Eli Serenza e Cristina Couto)
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.