Panorama
 
 
 

MODELO AMBIENTAL AUXILIA NA OCUPAÇÃO RACIONAL NA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2002

A necessidade de criação de um modelo de ocupação racional para a Amazônia foi a tônica da conferência do pesquisador Luiz Bevilacqua, do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), proferida na 54ª Reunião Anual da SBPC, em Goiânia.

De acordo com Bevilacqua, a sustentabilidade do ecossistema amazônico só será alcançada com a combinação de fatores socio-econômico-ambientais e para isso é preciso que se modele uma representação que combine variáveis interdisciplinares. Na sua opinião, esforço nesse sentido foi desencadeado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) que montou um grupo composto por representantes de diversas instituições para desenvolver um modelo racional de ocupação para a região.

Participam do projeto o Museu Paraense Emílio Goeldi, o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa, a Associação Instituto Matemática Pura e Aplicada (Impa), Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe), Mamirauá, e as universidades Federal do Pará (UFPA) e Federal do Amazonas (Ufam). Ainda em fase de implantação, esse grupo estudará como as ações do homem sobre a terra, a água e o ecossistema, interagem e se manifestam no processo evolutivo do bioma amazônico.

Para Bevilacqua, a criação desse paradigma é urgente para evitar que modelos estrangeiros sejam implementados no país. "A importação de modelos ambientais não funciona porque eles são estruturados considerando aspectos culturais alheios aos nossos e a cultura é um aspecto fundamental para a obtenção de resultados corretos", avalia.

 
 
Fonte: Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Assessoria de imprensa (Herbert França)
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.