Panorama
 
 
 

ANIMAIS SILVESTRES SERÃO FONTE DE ALIMENTO
E RENDA PARA POPULAÇÕES TRADICIONAIS

Panorama Ambiental
São Paulo - Brasil
Agosto de 2002

As populações tradicionais das Reservas Extrativistas (Resex) poderão criar animais silvestres destinados à alimentação e comercialização. Trata-se de uma proposta inédita cujo objetivo é aumentar a oferta de proteína para os habitantes das reservas e permitir a geração de renda com a venda do excedente de animais que serão criados em regime semi-intensivo (animais soltos em grandes áreas fechadas). Os projetos-piloto serão implantados nas Resex Tapajós-Arapiuns, no Pará, e Cazumbá-Iracema, no Acre. A infra-estrutura para receber o projeto já está quase pronta. As espécies utilizadas inicialmente serão a capivara e a queixada, cujas carnes apresentam baixos teores de gordura e grande apelo mercadológico. Para atender à legislação ambiental, as reservas deverão se ajustar à legislação dos criadouros comerciais. A implantação do projeto será responsabilidade do Centro Nacional de Populações Tradicionais - CNPT/Ibama.

No Brasil, existem 24 Reservas Extrativistas que somam quase 5 milhões de hectares de áreas protegidas - 4.122 milhões só na Amazônia -, onde a exploração dos recursos naturais segue os parâmetros sustentáveis, as famílias têm garantia à terra, as comunidades são organizadas e capacitadas, a cultura é preservada e o meio ambiente conservado para as gerações futuras. Mais de 50 mil pessoas se beneficiam diretamente com a existência das reservas extrativistas no país.

"A criação de animais silvestres para a população das reservas representa uma importante alternativa alimentar e condição para que a fauna da região se recupere, pois, mesmo com a finalidade exclusiva da subsistência (tolerada por lei), pratica-se uma modalidade de caça que pode comprometer o futuro das espécies nativas, pois é feita sem a devida orientação técnica", afirma o chefe do CNPT, Atanagildo de Deus Matos.

Pesquisas demonstram que 22% a 77% (53% na média) da dieta alimentar das comunidades extrativistas é suprida pela caça. Segundo Atanagildo, os planos de manejo que serão implantados nas reservas garantirão a manutenção ou mesmo a ampliação das populações de animais nativos de cada região. Nenhuma espécie ameaçada de extinção será usada nas reservas.

O CNPT já está treinando os moradores das reservas para a prática correta do manejo de animais silvestres. Antes da implantação efetiva do projeto, os técnicos fazem um amplo levantamento das espécies e da população de animais existentes. Depois de iniciar a atividade, continuam a monitorar os animais com o objetivo de identificar e controlar os impactos ambientais. Com o acesso regularizado, espera-se que haja a recuperação de muitas espécies. Um amplo trabalho de informação e educação ambiental ocorrerá durante o desenvolvimento dos projetos.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.