Panorama
 
 
 

CETESB INICIA LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE 1.024 POSTOS DE COMBUSTÍVEIS NO ESTADO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Agosto de 2002

A CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, empresa vinculada à Secretaria Estadual do Meio Ambiente, iniciou, em 31 de julho último, o processo de licenciamento ambiental dos postos e sistemas retalhistas de combustíveis em operação no Estado São Paulo, conforme determina a Resolução nº 273, de 29.11.2000, do CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente.

Inicialmente, estão sendo convocados, por meio de carta, os responsáveis por 1.024 estabelecimentos entre os já cadastrados junto à CETESB. A cada seis meses, novos donos de postos serão convocados, prevendo-se que, num prazo de cinco anos, todos os postos deverão estar licenciados.

A meta do órgão ambiental é fazer com que, em doze anos, todos os estabelecimentos existentes no Estado de São Paulo estejam em condições ambientais seguras de funcionamento.

Com base nos dados cadastrais levantados na etapa inicial do processo, os estabelecimentos foram divididos em dois grupos. No primeiro, encontram-se aqueles que necessitam realizar reforma completa nas suas instalações. Nesse caso, o interessado deve solicitar à CETESB a Licença de Instalação (LI) para avaliação do projeto de reforma e, após sua aprovação, requerer a Licença de Funcionamento.

No segundo, encontram-se os que devem apenas se adequar às exigências técnicas que lhes assegurem as condições operação para a obtenção da Licença de Funcionamento (LF). Nos dois casos, para atender as exigências, os proprietários têm o prazo de seis meses, contados a partir da convocação, descontando-se o tempo referente à análise da documentação apresentada e das vistorias a serem feitas pela CETESB.

O não cumprimento das exigências nos prazos estabelecidos pela agência ambiental poderá levar à autuação, multa e até mesmo interdição do empreendimento.
A Licença de Funcionamento emitida pela CETESB terá validade de cinco anos, devendo ser renovada, por igual período, mediante solicitação do interessado, que deve atender as exigências que na ocasião lhes forem necessárias.

Informações

Todas as informações necessárias podem ser obtidas no site www.cetesb.sp.gov.br, onde o interessado poderá localizar a agência da CETESB na qual deve solicitar o licenciamento, bem como os procedimentos a serem seguidos em cada caso. Basta consultar os roteiros "Postos Novos" ou "Postos Existentes", que abrangem: Reforma Completa e Condições Mínimas; Reformas; e Ampliações. Consultas podem ser feitas ainda pelo telefone (11) 3030-6590 e eventuais dúvidas dirimidas pelo e-mail: postos@cetesb.sp.gov.br
Na eventualidade da constatação de algum passivo ambiental, o responsável pela empresa deverá assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), comprometendo-se a cumprir as exigências da CETESB para a solução dos problemas registrados. O não cumprimento das exigências poderá levar à cassação da Licença de Funcionamento.

Áreas de mananciais

Os proprietários de empreendimentos localizados em Áreas de Proteção de Mananciais (APM), na Região Metropolitana de São Paulo, ou cuja implantação implicar intervenção nos recursos naturais, devem comparecer ao Balcão Único, na sede da CETESB/SMA, na Avenida Professor Frederico Hermann Jr., 345, Alto dos Pinheiros, em São Paulo, para obtenção de informações detalhadas acerca da documentação necessária ao licenciamento.

Postos ainda não cadastrados

As empresas que ainda não se cadastraram devem fazê-lo junto à CETESB, pois estão sujeitas às penalidades previstas na legislação ambiental, como advertência, multa e, até mesmo, interdição.

Riscos Ambientais

A obrigatoriedade de licenciamento ambiental se deve ao fato de que grande parte desses estabelecimentos se localiza em áreas densamente povoadas ou ambientalmente vulneráveis, podendo, em caso de acidentes, colocar em risco a população, o patrimônio e o meio ambiente.

Nos últimos anos, houve um número significativo de ocorrências com postos de gasolina, que são responsáveis por cerca de 10% de todas as emergências atendidas pela CETESB. Foram 33 casos em 1997, 62 em 1998, 69 em 1999, 54 em 2000, 41 em 2001 e 24 casos em 2002, até junho.

 
 
Fonte: SMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Rosely Martin)
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.