Panorama
 
 
 

CONSEMA DISCUTE FORMAS DE GESTÃO AMBIENTAL PARA A REGIÃO DE PAULÍNIA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Agosto de 2002

O CONSEMA - Conselho Estadual do Meio Ambiente apreciou na terça-feira (13/8) o relatório "Diagnóstico e Novas Formas de Gerenciamento Ambiental para a Região de Paulínia". O documento, ainda em elaboração, sistematiza dados de qualidade ambiental e características do meio físico, para fundamentar um modelo de gestão para a região.

O relatório foi elaborado pela Comissão Especial de Avaliação Ambiental do CONSEMA, que levantou dados disponíveis em instituições como a CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, Embrapa e outros, para desenvolver uma metodologia de trabalho, com base no pólo industrial de Paulínia.

O município foi escolhido por causa de suas características físicas que se aproximam das normalmente encontradas no Estado de São Paulo, contrapondo-se, por exemplo, a Cubatão, que tem um grande parque industrial mas com características físicas diferenciadas.

Utilizando cartas digitais, inventários do Instituto Florestal e imagens de satélite, foi elaborada a "Carta de Uso e Ocupação da Região de Paulínia", com destaques para áreas de uso agrícola; de uso urbano; remanescentes de mata nativa; e uso e ocupação no perímetro interno das indústrias. O estudo aponta a real capacidade de suporte do meio para a instalação ou ampliação de novas indústrias na região.

De acordo com o diagnóstico, verificou-se que, potencialmente, as indústrias contribuiriam com 84% da carga poluidora orgânica da Bacia do Rio Camanducaia, formada por nove municípios da região, ficando os restantes 16% como contribuição do esgoto doméstico. No entanto, a contribuição efetiva das indústrias é de 39%, em função do controle efetuado, ficando os lançamentos domésticos, que não passam por nenhum tratamento, com 61%.

Quanto à qualidade do ar, poluentes como o dióxido de enxofre (SO2), monóxido de carbono (CO) e dióxido de nitrogênio (NO2) apresentaram concentrações sempre abaixo dos padrões legais, em todos os períodos de medição. Foram constatados níveis elevados de partículas totais em suspensão e de fumaça, com algumas ultrapassagens de padrão.

As partículas inaláveis apresentaram um quadro um pouco mais grave, sendo que, entre julho de 1999 e novembro de 2000, foram registrados 10 valores acima do padrão. No entanto, o ozônio é o poluente que mais preocupações levanta, já que costumeiramente são observados valores acima dos padrões legais, tendo-se já registrado 284 microgramas/m3, quando o nível de atenção, para esse poluente, tem como valor de referência 200 microgramas/m3.

 
 
Fonte: SMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Renato Alonso)
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.