Panorama
 
 
 

DAIA AUTORIZOU APENAS A AMPLIAÇÃO
DE PISTA NO AEROPORTO DE JUNDIAÍ

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Agosto de 2002

O Departamento de Avaliação de Impacto Ambiental - DAIA, órgão da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, notificou o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo -DAESP que qualquer obra no Aeroporto de Jundiaí, além da ampliação da pista em 220 metros, terá de ser precedida pela apresentação de um Relatório Ambiental Preliminar - RAP.

O DAIA havia dispensado o DAESP da apresentação desse documento considerando que as obras de ampliação da pista tinham a finalidade única de proporcionar maior segurança às operações de pouso e decolagem.
Posteriormente, surgiram informações dando conta que as obras, iniciadas em abril passado, incluiriam a construção de onze hangares e as acomodações para a instalação de duas novas empresas distribuidoras de combustível, além das duas já existentes no local.

Com essa ampliação, o DAESP estaria pretendendo desviar para o Aeroporto de Jundiaí parte dos vôos que, atualmente, utilizam os aeroportos de Congonhas e Campo de Marte. Da mesma forma, uma empresa aérea pretenderia transferir para Jundiaí os serviços de manutenção de aeronaves que presta a terceiros.

De posse de tais dados, a Promotoria de Meio Ambiente de Jundiaí, pediu informações à Secretaria do Meio Ambiente sobre a validade da dispensa de EIA-RIMA anteriormente concedida, uma vez que o aumento do tráfego aéreo poderia acarretar danos ao meio ambiente, pois o aeroporto está localizado próximo à unidade de conservação que protege a Mata Atlântica da Serra do Japi.

Em vistoria subseqüente ao local, técnicos do DAIA constataram que, até o momento, apenas as obras de ampliação da pista estão em andamento, mas alertaram o DAESP sobre a necessidade do RAP para a realização de quaisquer outras obras adicionais - que, caso sejam confirmadas por esse documento, poderão levar a Secretaria do Meio Ambiente a exigir ou não a elaboração do EIA-RIMA e um novo processo de licenciamento capaz de prevenir eventuais danos à fauna, flora e coletividade da região.

 
 
Fonte: SMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Cris Olivette)
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.