Panorama
 
 
 

ESTADO E MUNICÍPIOS DEVEM ATUAR JUNTOS
PARA DEFENDER AS ÁREAS DE MANANCIAIS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Agosto de 2002

Estado e municípios precisam se articular para promover a aplicação efetiva da legislação de proteção de áreas de mananciais, unindo esforços para organizar as ações de fiscalização. Esta é a conclusão dos participantes do 1º Seminário de Licenciamento e Fiscalização da Bacia Hidrográfica Billings-Tamanduateí, aberto nesta segunda-feira (5/8), na Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

O professor José Goldemberg, secretário estadual do Meio Ambiente, ao abrir o encontro disse que o Estado não pode regularizar e controlar as áreas de mananciais sozinho. "Estamos buscando parcerias com as prefeituras, para alcançarmos uma solução conjunta para o problema, que afeta 1,6 milhão de pessoas, cujas moradias se encontram em situação irregular."

Essa opinião foi defendida por vários participantes, como o representante do Subcomitê de Bacia Billings-Tamanduateí, Nelson Pedroso, que enfatizou a necessidade de integração no trabalho de licenciamento e fiscalização na região dos mananciais. Mesma opinião tem Elcio Tiberio, da Secretaria do Meio Ambiente de Rio Grande da Serra, que viu no discurso de Goldemberg a sinalização para o aumento da participação das prefeituras nas ações de fiscalização e controle da ocupação de áreas de mananciais.

"Mas o problema é que as prefeituras da Região Metropolitana de São Paulo não dispõem de infra-estrutura adequada para desenvolver tais ações", disse. Além disso, Elcio salienta que é preciso adequar a legislação dos municípios para alinhá-la à legislação estadual, tornando-as claras, especialmente para os técnicos que atuam na fiscalização das ocupações.

O seminário, organizado pelo Departamento de Uso do Solo Metropolitano - DUSM, órgão de Secretaria Estadual do Meio Ambiente, SABESP e EMAE, tem a finalidade é organizar as instituições que atuam na fiscalização das áreas de mananciais da Região Metropolitana de São Paulo. Os trabalhos prosseguem na terça-feira (6/8) e quarta-feira (7/8) com atividades exclusivas para os técnicos que atuam no licenciamento e fiscalização.

 
 
Fonte: ISA – Instituto Socioambiental (www.socioambiental.org.br)
Assessoria de imprensa (Cris Couto e Osmar Soares)
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.