Panorama
 
 
 

GOVERNO BRASILEIRO CRIA MAIOR PARQUE DO MUNDO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2002

O presidente Fernando Henrique Cardoso assinou ontem, no Palácio do Planalto, decreto criando o Parque Nacional do Tumucumaque, no Amapá, em região de fronteira com a Guiana Francesa. Com 3,8 milhões de hectares, o parque é o maior do mundo e protege perto de 1% da Floresta Amazônica. O Parque do Tumucumaque foi criado em terras cedidas pelo Incra e vai proteger uma área prioritária para a biodiversidade, mapeada por estudo técnico do Ibama em parceria com o Incra, segundo indicações do Programa Nacional de Diversidade Biológica (Pronabio) do Ministério do Meio Ambiente.

O leilão de madeiras apreendidas pelo Ibama também foi autorizado ontem através de Medida Provisória assinada pelo presidente Fernando Henrique. De setembro de 2001 a julho de 2002, o Ibama apreendeu 80 mil m3 de madeira na Amazônia, dos quais 50 mil m3 de mogno, cotado a US$ 1,6 mil no mercado internacional. Como o armazenamento é difícil, há o risco de deterioração das madeiras e também de roubo do material. O dinheiro arrecadado nos leilões será destinado aos órgãos ambientais que integram o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) e investido em equipamentos que aumentem a eficiência da fiscalização e controle ambiental.

Na mesma solenidade, o presidente assinou também um decreto criando a Política Nacional de Biodiversidade e outro regulamentando a lei que criou o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc). Com a regulamentação, está consolidada a participação da sociedade civil na gestão das áreas protegidas por meio dos conselhos de gestão. A lei do Snuc definiu, uniformizou e consolidou critérios para o estabelecimento e a gestão das áreas protegidas. Sua regulamentação é fundamental para a implementação de um sistema uniforme, melhorando o planejamento e a implementação da Política Nacional de Áreas Protegidas. A lei está sendo regulamentada depois de ampla consulta pública ratificada pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

A Política Nacional de Biodiversidade é um dos principais compromissos do Brasil referente à Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica, da qual o país foi o primeiro signatário. O objetivo da política é criar condições de promover o desenvolvimento econômico em harmonia com a conservação, usos sustentável e repartição de benefícios relativos à biodiversidade.

A elaboração da Política Nacional de Biodiversidade ocorreu depois da realização de avaliações das áreas e ações prioritárias para a conservação dos principais biomas brasileiros (Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica e Campos Sulinos, Zona Costeira e Marinha, Cerrado e Pantanal). Os estudos permitiram a classificação de áreas em diferentes níveis de prioridade e a identificação de locais nos quais a biodiversidade é insuficientemente conhecida.
Também ontem, Fernando Henrique Cardoso assinou mensagens enviando ao Congresso um projeto de lei acrescentando à Lei de Crimes Ambientais artigo criminalizando a biopirataria. O alvo é a remessa ao exterior de componentes do patrimônio genético brasileiro. O governo enviará também ao Congresso projeto de lei alterando a composição do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético. O objetivo é permitir maior participação da sociedade, inclusive comunidades indígenas e quilombolas, e das instituições de pesquisa no estabelecimento de normas técnicas e critérios para as autorizações de acesso e remessa de componentes do patrimônio genético.

 
 
Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
InforMMA
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.