Panorama
 
 
 

IBAMA RECONHECE MAIS 14 RPPNS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2002

O presidente do Ibama, Rômulo Mello, reconheceu mais quatorze Reservas Particulares do Patrimônio Natural, que protegerão 20.706,24 hectares dos biomas Mata Atlântica (08), Floresta Amazônica (04), Cerradão (01) e, Caatinga (01). Destas Unidades de Conservação, as destinadas à conservação de 16.593,42ha do bioma Amazônia, em Mato Grosso, são de um único proprietário, Edras Soares.

Ao todo, são 380 RPPNs reconhecidas pelo Ibama para a conservação de 425.522.08 hectares dos diversos biomas a nível nacional. A maior RPPN até agora registrada no Ibama é a Estância Ecológica SESC Pantanal/MT, com 49.485,72 ha; e, a menor, é a Chakra Grisu/DF, com apenas 01 ha. Minas Gerais é o estado com o maior número de RPPNs (58), vindo a seguir a Bahia (44) e, Goiás (41).

O Cerrado é o bioma mais protegido: 66 RPPNs distribuídas por 234.916,13 ha da região Centro Oeste. As 87 RPPNs da região Nordeste protegem 90.169,68 ha dos biomas Mata Atlântica, Caatinga e, Cerrado. Embora com o maior número de RPPNs (131), a região Sudeste protege 41.816,40 ha dos biomas Mata Atlântica e Cerrado. As 50 RPPNs da região Sul protegem 20.995,61 ha dos biomas Mata Atlântica, Campos do Sul, Pinheirais e, Restinga; enquanto 33 RPPNs protegem 17.255,88 ha de Floresta Amazônica na região Norte.
As novas RPPNs:

Mata Atlântica

1.Itajurú ou Sobrado - da Cia. Vale do Rio Doce, com 43,06ha no município de Santa Bárbara/MG;
2. Sítio Monte Ararat - de Cláudio Paciornik, com 10,00ha no município de Bocaiúva do Sul/PR;
3. Brejo - de Cleide Iara Andrade da Silva, com 52,3933ha no município de Saloá Distrito de Iatecá/PE;
4. Frei Caneca - da Usina Frei Caneca, com 630,43ha no município de Jaqueira/PE;
5. Fazenda Morro de Sapucaia - de Nova Sapucaia Empreendimentos e Administração de Bens Ltda.e de Arno Juliano e Cia. Ltda., com 90,25 ha no município de Sapucaia/RS;
6. Sítio Paiquerê - de Pedro Monteiro Bastos Filho, com 14,1ha no município de Nova Iguaçu/RJ;
7. Adília Paraguassu Batista - de Márcia Regina e Regina Márcia Batista Azevedo, com70 ha no município de Mucagê/BA; e,
8. dos Feixos - de Gilson Passos Ferreira e outros, com apenas 2,10ha no município de Nova Lima/MG, que protegerá também o Cerrado.

Floresta Amazônica

As quatro RPPNs, em Mato Grosso, pertencem a Edras Soares - duas, ficam no município município de Nova Canaã do Norte:
1. Reserva Ecológica José Gimenez Soares, com 200 ha; e,
2. Reserva Ecológica Lourdes Félix Soares, com 800 ha; e, duas, no município de Apiacás:
3. Reserva Ecológica Verde Amazônia, com 10.650,67 ha; e,
4. Reserva Ecológica América Amazônica, com 4.942,75ha.

Cerradão

1. Reserva Ecológica Rio Vermelho, de Clenon de Barros Loyola Filho, com 1.592.5984ha no município de Britânia/GO.

Caatinga

1. Reserva Cabanas, de Ediberto Alves de Oliveira, com 6,00ha no município de Altinho/PE.
Para reconhecer uma propriedade privada como RPPN o interessado deverá apresentar procurar o Ibama local que fará vistoria para comprovar se a área tem relevância ecológica e/ou grande beleza cênica. Após transformada em Unidade de Conservação a propriedade só poderá desenvolver projetos ambientais, como o ecoturismo, assessorados pelo Ibama. Em contrapartida, receberá diversos incentivos governamentais: isenção de ITR, subsídios bancários, monitoramento contra incêndios e desmatamentos, convênios com universidades, institutos de pesquisas e ongs.
O Termo de Compromisso de reconhecimento do todo ou de parte da propriedade, em RPPN, deverá ser averbado em Cartório de Registro de Imóveis. Qualquer atividade lesiva à área sujeitará os infratores a sanções administrativas, civis e penais previstas em lei.

 
 
Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de imprensa
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.