Panorama
 
 
 

LICENÇA DE INSTALAÇÃO DA RÉGIS BITTENCOURT
AGUARDA DEFINIÇÃO SOBRE IMPACTOS AMBIENTAIS

Panorama Ambiental
São Paulo - Brasil
Agosto de 2002

Apesar da liberação da Licença Prévia 132/02, concedida no mês de julho pelo Ibama, que aprova a viabilidade da duplicação da BR-116 (Régis Bittencourt), entre São Paulo e Curitiba no trecho de transposição da Serra do Cafezal, a Licença de Instalação somente deverá ser concedida após a definição do traçado definitivo da duplicação. A medida é necessária para que o Instituto possa realizar análises mais minuciosas para minimizar os impactos ambientais na região.

Segundo explicou Leozildo Benjamin, da diretoria de Licenciamento e Qualidade Ambiental (Diliq), do Ibama, a viabilidade da obra leva em questão toda a necessidade de zelar pelos aspectos ambientais da região e faz referência ao resgate do patrimônio histórico nacional. Por outro lado, ele explicou que a duplicação vai permitir a melhoria das condições de tráfego e, consequentemente, da segurança. Para ele, a conclusão da obra deverá diminuir o alto índice de acidentes e mortes na Régis Bittencourt. A melhoria das condições para o transporte comercial também é outro aspecto que deverá sofrer sensível melhora, pois a BR-116 é via de acesso aos produtos e às mercadorias do Mercosul.

Já o diretor da Diliq, Donizetti Aurélio do Carmo, entende que não são só os benefícios diretos, como a preservação ambiental e a redução dos acidentes, possibilitados pela duplicação que preocupam a direção do Ibama. "A partir daí surgirão vários programas, sem os quais não pode ser concedida a Licença de Instalação. Estes programas representam a preocupação do Ibama também em gerar crescimento local para a população beneficiada pelo empreendimento", afirma o diretor.

Ele explica que serão desenvolvidos programas de Educação Ambiental, Proteção do Patrimônio, Comunicação Social, Recolocação ou Desapropriação, Saúde da Mão de Obra, Controle de Ruídos, Proteção dos Corpos Hídricos, Monitoramento da Qualidade da Água, Recuperação de Áreas Degradadas, Recuperação do Passivo Ambiental, Monitoramento e Controle de Processos Erosivos, entre outros. Segundo Donizetti, estes programas vão gerar recursos, gestão ambiental diferenciada e mais benefícios para a população, e buscaram, inclusive, enfatizar o fomento do desenvolvimento local sustentável da região.

Ele conclui informando que os programas representam também o cumprimento de uma determinação legal, com ênfase no Programa de Compensação Ambiental que, segundo o qual todo empreendimento com impacto no meio ambiente deve destinar um valor mínimo de 0,5% do total do custo para a implantação, manutenção e criação de unidades de conservação, como parques nacionais e reservas biológicas. "Meditas que traduzidas, são a forma do Ibama reiterar seu compromisso com o meio ambiente e o homem".

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.