Panorama
 
 
 

 

LIVRO REVELA QUE PREOCUPAÇÃO COM MEIO AMBIENTE NO BRASIL, VEM DO SÉCULO 18

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Agosto de 2002

A análise de cerca de 150 textos de mais de 50 autores mostra que, já no período colonial, se discutiam questões como a devastação de florestas no Brasil, antecipando em muito o movimento ambientalista que, segundo os historiadores, começou com a luta contra a instalação de um aeroporto na região de Caucaia, no Município de Cotia, na Grande São Paulo.

Pedro Calado
Isto é o que demonstra José Augusto Pádua em seu livro "Um Sopro de Destruição", lançado no dia 21 de agosto último, no Auditório Augusto Ruschi, na sede da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. A publicação, da Jorge Zahar Editor, traz uma minuciosa pesquisa do autor, que é doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro e professor-adjunto do Departamento de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Pádua cita autores como Joaquim Nabuco, Baltasar da Silva Lisboa e outros, trazendo para a atualidade pensamentos políticos e críticas ambientais do Brasil escravista de 1786 a 1888, onde já se vislumbrava a destruição implacável da natureza.
José Bonifácio de Andrada e Silva, um dos autores presentes no livro, em uma representação à Assembléia Constituinte e Legislativa do Império do Brasil, em 1823, escreveu: "...

Nossas preciosas matas vão desaparecendo, vítimas do fogo e do machado destruidor da ignorância e do egoísmo... e com o andar do tempo faltarão as chuvas fecundantes que favoreçam a vegetação e alimentem nossas fontes e rios, sem o que o nosso belo Brasil, em menos de dois séculos, ficará reduzido aos páramos e desertos áridos da Líbia..." Segundo o autor, para a realização do livro, com suas mais de trezentas páginas, foi necessária a análise de diversos textos de pensadores praticamente esquecidos da memória intelectual brasileira. Essa descoberta histórica está provocando uma rediscussão, quanto à origem e identidade da consciência ecológica no universo moderno.

Fonte: SMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa
Foto: Pedro Calado

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.