Panorama
 
 
 

MINISTRO QUER REDUÇÃO DE IMPOSTO PARA PRODUTO RECICLADO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2002

O Ministério do Meio Ambiente e a área econômica do governo estudam uma proposta de mudança nas alíquotas do IPI para produtos reciclados. A informação foi dada quarta-feira pelo ministro do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, após almoço com empresários na Associação Comercial do Rio de Janeiro. Segundo o ministro, este é um ponto fundamental para incentivar nova economia baseada no desenvolvimento sustentável.

"Atualmente há um grande processo de reutilização de resíduos, o que significa que todo lixo reciclado se transforma em uma nova mercadoria", destacou. Em sua opinião, é importante o país ter uma política econômica com instrumentos de política tributária, fiscal e creditícia, capaz de capturar esta nova concepção da economia. "Desta maneira poderemos instrumentalizar os agentes econômicos para a prática do desenvolvimento sustentável, em substituição ao modelo de desenvolvimento predatório, que o país historicamente seguiu até hoje", prosseguiu.
Carvalho afirmou que o governo brasileiro, depois de intensificar os esforços de comando e controle ambiental, começa trabalhar na aplicação de instrumentos econômicos destinados ao desenvolvimento sustentável do país, atualizando políticas de desenvolvimento formuladas nas décadas de 1960 e 1970, quando a preocupação ambiental não tinha a evidência que tem hoje.

"O esforço empreendido nas áreas de controle e fiscalização criou uma estrutura para reprimir o dano ambiental e evitar que ele continue avançando. O objetivo da política ambiental brasileira agora é criar instrumentos para reverter o uso predatório dos recursos naturais", frisou o ministro. Segundo explicou, o processo teve início há duas semanas com a criação do Pronaf Florestal, que usa instrumento da política econômica, no caso, o crédito rural, para estimular o reflorestamento associado à recuperação de áreas degradáveis.

O ministro informou que o MMA está estudando outras medidas, em articulação com as diversas áreas de governo, visando um novo arranjo institucional de apoio ao desenvolvimento que considere o meio ambiente como parte do processo produtivo. "Queremos impedir a apropriação privada do lucro do uso dos recursos naturais e a socialização do prejuízo ambiental para toda a sociedade, como vem acontecendo", concluiu.

 
 
Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
InforMMA
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.