Panorama
 
 
 

PROJETO ATIVOS AMBIENTAIS PRIORIZA A MELHORIA DA QUALIDADE DA ÁGUA NA BACIA DO ALTO TIETÊ

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Agosto de 2002

Seis municípios da Região Metropolitana de São Paulo - RMSP, localizados na Bacia do Alto Tietê, assinarão um termo de cooperação técnica com as Secretarias Estaduais do Meio Ambiente e da Agricultura e Abastecimento, para o desenvolvimento de ações conjuntas nas áreas de gestão integrada de resíduos sólidos e de promoção da agricultura sustentável.

O trabalho será desenvolvido no âmbito do Projeto Ativos Ambientais do Estado de São Paulo que faz parte do Programa Nacional de Meio Ambiente - PNMA, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e financiado pelo Banco Mundial. Numa primeira fase, com duração de três anos, serão investidos R$ 965 mil para tratar da questão da água, um ativo ambiental essencial para a Região Metropolitana de São Paulo.

Os municípios envolvidos são Mogi das Cruzes Ferraz de Vasconcelos, Poá, Suzano, Biritiba-Mirim e Salesópolis, contando ainda com a participação da Universidade de Mogi das Cruzes, Sindicato Rural de Mogi das Cruzes e Fundação Mokiti Okada.

O projeto, voltado à defesa dos recursos naturais estratégicos para a comunidade, trará benefícios diretos aos consumidores de água de parte da Grande São Paulo, já que deverá promover a melhoria da qualidade ambiental nas áreas de mananciais. A opinião é de Martinus Filet, da Coordenadoria de Planejamento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, para quem "a participação dos municípios é fundamental para o sucesso do projeto, pois garantirá economias de escala crescentes". O técnico lembra, ainda, que o projeto conta com um sistema de avaliação e acompanhamento da evolução dos indicadores de qualidade ambiental.

O Projeto Ativos Ambientais tem um horizonte de dez anos, com recursos estimados em R$ 14.850.000,00. Segundo Martinus, a expectativa é de que os resultados sejam sentidos já a partir dos próximos três anos, com a diminuição da poluição hídrica e o incremento na produção de horti-fruti-granjeiros.

Ações

O projeto vai envolver a CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente, nas ações relativas a resíduos sólidos e monitoramento ambiental, que prevêem a revisão do Plano Diretor de Resíduos Sólidos da RMSP e a elaboração de seis planos de gerenciamento integrado de resíduos, incluindo a coleta seletiva.

Será realizado, também, um plano para aproveitamento de cavas de mineração para a disposição de resíduos inertes e entulhos.

Para o desenvolvimento da agricultura sustentável, sob a coordenação da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral - CATI, da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, serão realizados levantamentos sócio-econômicos e ambiental, além do mapeamento da região, para o planejamento de ações integradas nas microbacias priorizadas.
Nesta fase do projeto serão realizados cursos e palestras sobre agricultura sustentável, estimulando práticas menos agressivas ao meio ambiente como a adubação verde e o uso do plástico na agricultura para diminuição de agentes fitopatógenos. Nas reuniões com os agricultura será enfatizada a necessidade de intervenções pontuais para a redução da carga orgânica rural nos corpos d'água.

O projeto prevê o monitoramento da qualidade das águas, tanto subterrâneas como superficiais, com a implantação de serviços de coleta e análise de amostras, incluindo os sedimentos. Também serão feitas vistorias em áreas de mata ciliar.

 
 
Fonte: SMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Renato Alonso)
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.