Panorama
 
 
 

RELATÓRIO SOBRE AS VANTAGENS DA SOJA E DO MILHO
NÃO-TRANSGÊNICO PARA O MERCADO BRASILEIRO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Agosto de 2002

Relatório divulgado pelo Greenpeace mostra que o Brasil tem uma oportunidade de ouro para capitalizar vantagens de mercado por ser o único dos três maiores países produtores de soja a não liberar o plantio e a comercialização de transgênicos.

O Brasil vem ganhando cada vez mais mercados e prêmios como resultado da demanda internacional crescente por alimentos não-transgênicos. O relatório do Greenpeace compila estatísticas e declarações publicadas por órgãos oficiais, analistas de mercado e grandes empresas de alimentação, enfatizando a rejeição do mercado mundial em relação aos transgênicos. Se o país mantiver o status de não-transgênicos, será capaz de atender à mudança de mercado antecipada para o uso de ração animal não-transgênica na Europa e o mercado de alimentação humana na Ásia, trazendo um impacto ainda mais significativo para as exportações brasileiras.

Juntas, as importações européias de farelo de soja e as de grãos de soja chinesa e japonesas representam 40 milhões de toneladas. Comparativamente as exportações brasileiras de farelo de soja e grãos de soja representam, respectivamente, 15 e 10 milhões de toneladas. O mercado europeu de alimentos já é praticamente 100% não-transgênico e o mercado de alimentação animal é estimadamente de 20-25% não-transgênicos, com tendência de crescimento. “Seria contra o bom senso de negócios se o Brasil começasse a plantar ou importar grãos transgênicos”, afirmou Mariana Paoli, coordenadora de Campanha de Engenharia Genética do Greenpeace.

Desde a introdução da soja transgênica nos EUA, o volume de exportações americanas de grãos de soja para a Europa caiu de 9,2 milhões de toneladas em 1996 para 6,8 milhões de toneladas em 2000, enquanto as exportações brasileiras de grãos de soja não-transgênica para a Europa aumentaram de 3,1 milhões para 6,3 milhões de toneladas no mesmo período. O milho americano e a canola canadense sofreram perdas ainda mais dramática no mercado.

“Como demonstram as declarações das empresas e análises de mercado citadas no relatório, por causa da maior rejeição internacional aos grãos transgênicos, a demanda por soja brasileira não pode ser contestada”, disse Jean-François Fauconnier, especialista em mercado do Greenpeace Internacional.

No Brasil, há quem acredite que o país pode plantar variedades transgênicas e não-transgênicas e suprir os consumidores conforme a demanda. As experiências mostram o contrário: “Não é possível fazer ambas as coisas. Grãos transgênicos contaminam as plantações convencionais e os sistemas de segregação aumentam os custos de produção”, completou Jean-François.

Preocupadas com a possibilidade do Brasil aprovar os transgênicos proximamente, empresas européias estão buscando comparar matéria-prima certificada e que possa ser rastreada diretamente de fontes alternativas totalmente confiáveis, como é o caso da Índia. “O uso de grãos transgênicos no Brasil seria um suicídio ambiental e comercial, criado mais pela influência de políticos e empresas estrangeiras do que pela demanda de mercado e o interesse de indústrias e consumidores brasileiros”, conclui Mariana.

 
 
Fonte: Greenpeace (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.