Panorama
 
 
 

RESPONSABILIDADE CORPORATIVA: ENTENDA A POSTURA QUE ESPERAMOS DAS EMPRESAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Agosto de 2002

Ao apresentar o caso Solvay no Diário de Bordo Outono 2002, o Greenpeace concluiu o relatório interncional “Crimes Corporativos”: são 37 casos de agressões criminosas ao meio ambiente e a comunidades cometidas por corporações internacionais ao redor do mundo; “Solvay” está entre os seis casos brasileiros do relatório. Além disso, apresentamos ao público, no dia sete de junho, o relatório Crimes Ambientais Corporativos do Brasil”, com 17 casos ocorridos em território nacional.

Um aspecto importante dos casos diz respeito à postura das empresas quanto às normas de meio ambiente e saúde, indicando a necessidade de uma regulamentação por parte dos Estados. Nos países em desenvolvimento, essas leis são mais brandas se comparadas às adotadas nas sedes das empresas, localizadas em países desenvolvidos. Por vezes, as leis são ignoradas.

Os casos demonstram que mercados globais permitem que grandes corporações pratiquem duplos padrões, aproveitando-se de leis fracas para cortar custos, aumentar companhias de capital internacional que agem de maneira irresponsável. Empresas estatais e de capital nacional também cometem graves danos ao meio ambiente.
No Brasil, o caso da siderúrgica Gerdau – grupo de origem gaúcha -, apresentado no Diário de Bordo Outono de 2001, ilustra o desreipeito e o duplo padrão adotado pela companhia em seu próprio país. Depois de ser denunciada pelo Greenpeace em janeiro de 2001, a Gerdau desqualificou o relatório técnico da organização e, por mais de cinco meses, negou ser fonte da contaminação por PCBs (bifenilas policloradas). Somente ao apresentar documentos oficiais do Canadá, onde a Gerdau monitorava voluntariamente as emissões de dioxinas e furanos em sua unidade, a empresa iniciou um processo de negociação mais digno com o Greenpeace.

Os casos listado no relatório não têm o propósito de serem definitivos. Esses casos devem ser vistos apenas como um registro preliminar dos crimes corporativos com impactos grandes e de longo prazo na população e no meio ambiente, o que comprova a necessidade urgente da ação em âmbito regional e global.

Denunciamos o problema e mostramos o caminho

A experiência adquirida na última década através da realização de campanhas públicas e denúncias em prol de um mundo mais limpo levou o Greenpeace a propor “Os Princípios de Bhopal sobre Responsabilidade Corporativa”. São dez princípios visando a garantir que coroporações atuem em consonância com a Declaração do Rio sobre Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, elaborada durante a Eco-92.

Princípios da Bhopal

1. Implementar o Princípio 13 da Declaração da Rio 92
2. Ampliar a responsabilidade corporativa
3. Assegurar responsabilização por danos causados fora da jurisdição nacional
4. Proteger os Direitos Humanos
5. Garantir a participação da população e o direito à informação
6. Aderir influência excessiva sobre o governo
7. Evitar influência excessiva sobre o governo
8. Proteger a soberania alimentar contra as corporações
9. Implementar o princípio da precaução e exigir avaliação de impactos ambientais
10. Promover o desenvolvimento limpo e sustentável

O que é o Princípio 13

“Os Estados deverão desenvolver a legislação nacional relativa à responsabilidade e à indenização referente as vítimas da contaminação e outros danos ambientais. Os Estados deverão cooperar de maneira inteligente e mais danos ambientais causados pelas atividades realizadas dentro da sua jurisdição ou sobre o seu controle, em zonas situadas fora de sua jurisdição.”

O que você pode fazer

• No site do Greenpeace, www.greenpeace.org.br, você encontra o texto completo dos relatórios e dos “Princípios de Bhopal”, além de informações sobre incineração, direito à informação e produção limpa. Juntos estamos trabalhando por um futuro limpo e seguro para todos!
• O relatório brasileiro “Crimes Ambientais Corporativos” está apresentado na forma de um mapa interativo. Acesse http://www.greenpeace.org.br/toxicos/mapa_crimes/home.asp, para saber mais sobre os 17 casos.
• No hotsite sobre Bhopal, você encontra dados, fotos e documentos que ilustram os 17 anos de descaso com o meio ambiente e com as vítimas desse acidente. Sua voz de apoio pode ser somada à voz de mais de 15.000 pessoas que mostraram sua solidariedade às vítimas de Bhopal. Envie sua mensagem de protesto diretamente à presidência da Dow nos Estados Unidos e no Brasil. Acesse http://www.greenpeace.org.br/bhopal/cyberaction.asp para participar desta atividade.
• Fique atento: para resolver o problema do lixo, querem construir incineradores no Brasil, uma tecnologia suja, poluidora e ultrapassada! Entre em nosso site nos próximos meses para saber mais sobre o desenvolvimento desta história.

No dia oito de maio, véspera da reunião de acionistas da Dow Chemical, maior indústria química do mundo, realizamos ações em diversos países para relembrar o que aconteceu em Bhopal. No Brasil, sede da Dow na América Latina, a manifestação foi pacifica. O silêncio foi quebrado somente pela cítara – instrumento indiano tradicional tocado pelo músico Luciano Salum -, a qual trouxe para a frente da Dow a memória de maios de 20.000 mortos e 150.000 vítimas.

 
 
Fonte: Greenpeace (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.