RODOVIA SP-139: PRESERVAÇÃO
AMBIENTAL
E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA A REGIÃO
Panorama Ambiental
São Miguel Arcanjo/São Paulo - Brasil
Agosto de 2002
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A rodovia SP-139 que atravessa
o Parque Estadual "Carlos Botelho", interligando
os municípios de São Miguel Arcanjo e Sete
Barras, foi construída por volta de 1911, constituindo-se
em uma importante ligação do Planalto com
o Vale do Ribeira.
Durante décadas, houve um intenso intercâmbio
em níveis cultural, folclórico, religioso
e comercial entre as citadas regiões.
Com a diminuição gradativa do processo de
manutenção da rodovia SP-139 (conhecida como
Estrada da Macaca) pelo DER, esta foi com o tempo se deteriorando,
ficando praticamente intransitável.
O Parque Estadual "Carlos Botelho", criado através
do Decreto Estadual nº 19.499, de 10/09/82, é
dividido por esta rodovia, praticamente em toda a sua extensão,
em duas parcelas iguais.
Os programas de atividades (fiscalização,
pesquisa científica, educação ambiental
e ecoturismo/visitação pública e interação
sócio-ambiental), desenvolvidos nesse Parque, foram
sendo afetados, devido às dificuldades de acesso
na interligação entre a Sede do Parque e o
Núcleo Sete Barras, ambos situados nas extremidades
opostas da referida rodovia.
Considerando-se a necessidade do estabelecimento de processos
de uso sustentável na região, através
da consolidação de uma gestão ambiental
participativa, subsídio básico para o estabelecimento
de uma nova política, moderna e eficiente para o
Meio Ambiente, a recuperação e adequação
dessa rodovia se consolidou, de forma unânime, como
uma das principais prioridades da região.
Nesse sentido, o Governo do Estado de São Paulo,
com recursos provenientes do Fundo do Desenvolvimento do
Vale do Ribeira, delegou à CODASP, órgão
ligado à Secretaria da Agricultura do Estado de São
Paulo, a incumbência de promover a perenização
não asfáltica da referida rodovia, com a intenção
de transformá-la oportunamente, em uma "Estrada-Parque",
promovendo o desenvolvimento sustentável na região
e criando a oportunidade do estabelecimento do roteiro integrado
entre os Parques Estaduais do Planalto e Vale do Ribeira
(PETAR, INTERVALES, ILHA DO CARDOSO, JACUPIRANGA E ESTAÇÃO
ECOLÓGICA JURÉIA-ITATINS).
Situação Atual
Conforme prometido pelos
governadores Mário Covas e Geraldo Alckmin, uma parcela
dos recursos do Fundo de Desenvolvimento do Vale do Ribeira,
proveniente da privatização da COMGÁS
foi destinada a obras de infra-estrutura no Vale do Ribeira.
Dentre estas obras uma das principais prioridades é
a adequação, através da perenização
não asfáltica, da rodovia SP-139, no trecho
de São Miguel Arcanjo à divisa do Parque em
Sete Barras. Da divisa do Parque até o bairro Ribeirão
da Serra serão implantados cerca de 13 km de pavimentação
asfáltica, a ser realizado por firma já licitada.
Ambas as obras foram iniciadas, por volta da segunda quinzena
de julho do corrente ano.
A perenização não asfáltica
da rodovia SP-139 está sendo realizada pela CODASP,
ligada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento
do Estado de São Paulo.
A CODASP é a responsável pelo Programa "Melhor
Caminho", de recuperação de estradas
vicinais do Estado de São Paulo, sendo considerada
uma firma padrão, neste tipo de trabalho, em todo
o Brasil.
A realização desta obra está sendo
cercada dos maiores cuidados possíveis com relação
a eventuais impactos ao meio ambiente.
Foram realizadas duas audiências públicas,
sendo uma na Câmara dos Vereadores de São Miguel
Arcanjo (26/06/02) e outra em Sete Barras (08/08/02), com
convite efetuado a toda população, onde foi
divulgada de forma detalhada toda a metodologia de trabalho
a ser utilizada.
A CODASP também contratou a firma Vertical Green,
especializada em recuperação de encostas e
taludes, a qual utiliza somente materiais naturais para
a recomposição destas áreas.
Um cuidado especial será dado à questão
da recuperação das drenagens do leito da estrada,
por se constituírem num fator de fundamental importância
para sua conservação.
Depois de terminadas as obras de recuperação
e adequação da referida rodovia, deverão
ser implantados os equipamentos que visam transformá-la
numa "Estrada-Parque" (mirantes, portais, áreas
de descanso etc). Esta rodovia deverá ter uma série
de regras, tais como limite de velocidade e tonelagem etc,
que oportunamente serão devidamente divulgados.
Todos os cuidados visam à proteção
da fauna e da flora desse precioso Patrimônio da Humanidade.
Devido ao fato da rodovia SP-139 estar em obras, não
aconselhamos a utilização da mesma, principalmente
em períodos de chuva. É nossa intenção
evitar ao máximo, quaisquer tipos de acidentes.
Em tempo: Nos dias que antecederam
a Festa do Bom Jesus de Iguape, os monitores do Parque Estadual
"Carlos Botelho", como em todos os anos, prestaram
apoio e orientação aos romeiros que se dirigiam
pela rodovia SP-139 à citada festa. Este apoio ocorreu
no posto da Polícia Ambiental e no Núcleo
Sete Barras.
Oportunamente quando novos grupos pretenderem fazer o trajeto,
podem contatar o Parque (15-3379-4278) solicitando um apoio
especial, onde teremos o prazer de oferecer toda nossa estrutura.
Fonte: Parque Estadual Carlos Botelho
Diretor do PE: José Luiz Camargo Maia |