Panorama
 
 
 

UM DIA PARA CONSCIENTIZAR A POPULAÇÃO SOBRE A
QUESTÃO DA QUALIDADE DO AR

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Agosto de 2002

A apresentação da Agenda 21 em São Paulo, no dia 9 de agosto, no auditório da Secretaria do Meio Ambiente, foi o palco para o lançamento do Dia Interamericano de Qualidade do Ar, para conscientizar a população sobre a questão da contaminação atmosférica e seus efeitos na saúde pública.

A data, a ser celebrada anualmente na segunda sexta-feira do mês de agosto, foi criada pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental - AIDIS, cujo presidente Carl-Axel P. Soderberg escolheu o Brasil para a solenidade de lançamento que ocorreu, simultaneamente, em 32 países da América Latina e Caribe.

"Os habitantes das Américas têm de tomar consciência que a qualidade do ar é um imperativo para a sua saúde", disse Soderberg, enfatizando que "os cidadãos de nossos países devem entender que é possível adotar medidas para melhorar a qualidade do ar".

Segundo o engenheiro Luiz Augusto de Lima Pontes, diretor-executivo da AIDIS, "todos os dias, mais de 200 milhões de pessoas no continente americano estão expostas a contaminantes atmosféricos danosos à sua saúde, sendo as crianças, idosos e portadores de afecções cárdio-respiratórias os mais ameaçados por esse tipo de contaminação".

Estudos indicam que uma pessoa adulta respira mais de 11,350 litros de ar por dia. "Se esse ar estiver contaminado, os sistemas do organismo podem se tornar vulneráveis, chegando até desenvolver o câncer", explica o engenheiro. Cerca de três milhões de pessoas morrem prematuramente, todos os anos, em todo o mundo devido a enfermidades atribuídas à poluição do ar.

As crianças são mais suscetíveis que os adultos, sabendo-se que as infecções respiratórias agudas são a causa principal de morte na faixa etária até cinco anos, na América Latina e Caribe. A asma, que é causada ou agravada pelas más condições do ar, é a causa principal de enfermidades crônicas em crianças e de faltas nas escolas nos Estados Unidos.

"Por causa do impacto da qualidade do ar sobre a saúde das crianças do hemisfério, é importante que apoiemos o Dia Interamericano de Qualidade do Ar", afirmou Maurício Pardón Ojeda, diretor da Divisão de Ambiente e Saúde da Organização Panamericana de Saúde - OPS, entendendo que a celebração da data deve constituir um chamado à ação para ministros da saúde e do meio ambiente nos países americanos, envolvendo outros organismos internacionais, nacionais e regionais.

Os países do Caribe também apóiam a data, pois entendem que fenômenos como as mudanças climáticas e o efeito-estufa, que aumentam a temperatura global do planeta, devem ser incluídos no rol de preocupações na celebração do Dia Interamericano de Qualidade do Ar.

"No Caribe, estamos conscientes da importância de uma ação global para deter ou reduzir as mudanças climáticas. Como estados litorâneos ou estados-ilha, podemos perder muito com o aumento do nível do mar e da freqüência de eventos atmosféricos extremos", salientou o engenheiro Errol Grimes, presidente da Associação Caribenha de Água e Águas Servidas, que também se associou à iniciativa da AIDIS.

 
 
Fonte: SMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.