Panorama
 
 
 

D&D SHOPPING APÓIA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Setembro de 2002

Exposição e seminário promovem conscientização sobre questões ambientais e sociais O D&D Shopping realiza, de 17 de setembro a 06 de outubro, a exposição e seminário “Design & Natureza – Produtos Amigáveis”, que apresenta produtos e soluções arquitetônicas capazes de minimizar os problemas que afetam o eco-sistema. Com curadoria de Marili Brandão e Christian Ullmann, a quarta edição do evento oferece propostas que contribuam para o desenvolvimento sustentável desde a escolha da matéria-prima a ser utilizada até o descarte.

A iniciativa do D&D Shopping, centro de referência em design e decoração, vai mostrar o que vem sendo feito na prática na área de ecodesign no País. “A cada ano propomos uma reflexão sobre a preservação do meio ambiente, trazendo à tona novas informações de como usar inteligentemente os recursos naturais, levando em consideração os anseios dos consumidores”, explica Eliana Bussab, superintendente do shopping.

A primeira versão do Design & Natureza, em 1999, apresentou o tema Manejo Sustentável, tratando da valorização da diversidade das madeiras da Amazônia com o intuito de diminuir a procura por espécies ameaçadas. No ano seguinte o assunto era outro: Madeira Certificada apresentava produtos identificados com o selo do FSC – Conselho de Manejo Florestal, garantindo que a madeira utilizada era proveniente de florestas bem manejadas, quando ainda era novidade no Brasil. Em 2001 a meta principal foi a de promover e incentivar a conservação da natureza a partir do Consumo Responsável.

“Este ano queremos promover a sustentabilidade e incentivar uma postura consciente de projeto, produção e consumo”, define a curadora Marili Brandão. Eliana complementa: “Na nossa concepção, os produtos amigáveis não só garantem uma sociedade mais justa e um planeta ecologicamente viável, como também agregam um valor fundamental ao bem de consumo”.

Exposição tabelada

Todos os itens da exposição têm como preceitos básicos a proteção dos recursos naturais, eficiência energética, redução de emissões de poluentes, políticas social e ambiental, reciclagem, facilidade de conserto, estética, vida longa e multifuncionalidade. Para melhor compreensão do que é "produto amigável", ao lado de cada peça haverá uma tabela criada pela organização do evento que avalia esses critérios.

Castiçais originados de latas de alumínio, biombos e bolsas feitos com madeira certificada e luminária proveniente da reutilização de carretel de solda industrial são alguns dos exemplos que seguem esses conceitos. Aliás, idéias essas que não ficarão limitadas ao Brasil. “Alguns dos participantes do Design & Natureza deste ano poderão ter seus trabalhos vistos ainda na Bienal Internacional de Design de Saint Étienne, na França, em novembro, o que prova que a diversidade dos materiais e criatividade dos brasileiros podem ultrapassar fronteiras”, diz Marili, encarregada de levar esses trabalhos para o país europeu.

Outra inovação é que pela primeira vez a mostra conta com projetos de arquitetura que foram idealizados de maneira a agredir o menos possível o meio-ambiente, como a sede da Imaflora, uma das ONGs que apóia o evento, e a residência do arquiteto Marcelo Aflalo. Entre os mais de 50 designers e arquitetos estão: André Marx, Anete Ring e Sara Rosenberg, Beatriz Saldanha e Tatiana Pinto, Camila Fix, Carlos Motta, Claudia Moreira Salles, Cláudio Rampazzo, Dina Broide, Eduardo e Elizabeth Prado, Enzo Grinover, Fernando Espíndola, Francisco de Almeida, Hugo França, Ingrid Christiansen e Nagib Orro Martins, Marcelo Aflalo e Viviane Bogari.

Seminário

Antes da abertura da mostra, no dia 17 de setembro, a partir das 9h, será realizado o seminário “Design e Produtos Amigáveis”, que conta com a presença de arquitetos, designers, ambientalistas e empresários. O objetivo é analisar produtos que geram baixo impacto ambiental e comprometimento social, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do planeta.

Entre os palestrantes, Haroldo Mattos de Lemos, presidente do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), expõe um panorama sobre o desenvolvimento sustentável após a Rio + 10, enquanto Marilena Lazarini, coordenadora executiva do IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e presidente do Fórum Nacional de Entidades Civis de Defesa do Consumidor destaca o papel do consumidor nesse contexto.

O impacto dos produtos no meio ambiente será discutido por Tasso Azevedo, diretor executivo do Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) e Mário Mantovani, diretor executivo da SOS Mata Atlântica.
Arquitetura e Sustentabilidade, Empresas e Responsabilidade Sócio-ambiental, Design e Desenvolvimento Social e Design Contra o Desperdício são outros temas de mesas redondas do seminário.
Mário Hirose, coordenador na ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) do Comitê Brasileiro de Gestão Ambiental – Design for Enviroment e Márcio Araújo, diretor do Idhea (Instituto para o Desenvolvimento da Habitação Ecológica) estão entre outros palestrantes convidados.

Mostra Design & Natureza – Produtos Amigáveis Período: de 17 de setembro a 06 de outubro 2002. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10h às 22h; sábado das 10h às 20h e domingo das 12h às 19h Piso superior do D&D Shopping GRÁTIS Seminário Design e Produtos Amigáveis Data e Horário: 17 de setembro de 2002, das 9h às 19h30 Local: Centro de Convenções do Grand Hotel Meliá – sala: Sidney INSCRIÇÃO GRATUITA pelo telefone 3043-9000 VAGAS LIMITADAS D&D Shopping e Gran Hotel Meliá – av. das Nações Unidas, 12.555 (Marginal Pinheiros, entre as pontes Bandeirantes e Morumbi) – São Paulo Informações : (11) 3043-9000

 
 
Fonte: Assessoria de imprensa D&D Shopping
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.