Panorama
 
 
 

GREENPEACE LAMENTA VIOLÊNCIA EM PORTO DE MOZ

Panorama Ambiental
Porto de Moz (PA) – Brasil
Setembro de 2002

Uma balsa com 117 toras de madeira ilegal foi detida ontem à tarde pelo bloqueio de comunitários no Rio Jaraucu, em Porto de Moz, no estado do Pará. Cerca de 400 comunitários, incluindo muitas mulheres e crianças, estão fechando o rio com mais de 40 barcos desde a manhã de quinta-feira (19/09) para protestar contra a destruição da floresta e pedir a criação de uma reserva extrativista a fim de promover o uso sustentável dos recursos naturais da região. O Greenpeace solicitou a presença imediata do Ibama para investigar a origem da madeira.

No início da noite, os comunitários foram conversar com o comandante do barco-empurrador, André Campos, irmão do prefeito de Porto de Moz, para que ele recuasse a balsa que parou muito próximo ao bloqueio ou reforçasse os cabos que a prendem à margem do rio para garantir a segurança dos pequenos barcos que participam do protesto (1). Depois de tensa negociação, André Campos concordou com o reforço dos cabos.

Durante a noite, um barco de madeireiro tentou furar o bloqueio usando a família de duas pessoas com malária como pretexto para passar a barreira de comunitários. As duas pessoas doentes e seus familiares foram transportados para o hospital de Porto de Moz por uma voadeira dos comunitários e do Greenpeace. O barco do madeireiro ficou retido no bloqueio, mas insuflou a balsa e as embarcações que estavam retidas pelo protesto.

No início da madrugada, a tripulação da balsa soltou as amarras que a prendiam à margem do rio e começou a avançar rapidamente em direção a cinco dos pequenos barcos, com mulheres, crianças e idosos que dormiam. O inflável do Greenpeace empurrou a balsa até a margem do rio para que os barcos dos comunitários tivessem tempo de desviar da balsa e impedir uma tragédia. O comandante do barco-empurrador, André Campos, reagiu com violência e três pessoas ficaram feridas.

Preocupado com a possibilidade de conflito devido aos ânimos exaltados, o Greenpeace já havia alertado, há uma semana, durante reunião em Brasília (DF), o Ministro do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, sobre a situação em Porto de Moz e solicitado a presença da Polícia Federal para garantir a segurança no local.

"O Greenpeace lamenta que um protesto pacífico de comunidades pela defesa de suas florestas resulte em violência e a ausência das autoridades na região, que não impedem a devastação das áreas dos comunitários e tampouco agem para impedir o conflito. Enquanto a força for usada por grupos em disputa, estaremos longe das soluções justas e sustentáveis", disse Paulo Adário, coordenador da campanha da Amazônia do Greenpeace.

(1) O protesto dos comunitários é apoiado pelo Greenpeace, Comissão Pastoral da Terra (CPT) e outros movimentos de base.

 
 
Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.