Panorama
 
 
 

IBAMA ABRE DIÁLOGO ENTRE GOVERNO E SOCIEDADE EM DEFESA DOS RECURSOS PESQUEIROS DO MATO GROSSO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Setembro de 2002

O evento antecede o 23° FIP - Festival Internacional de Pesca que acontece no município entre os dias 14 e 22 de setembro, reconhecido internacionalmente como o maior Festival de Pesca em águas continentais do mundo. "Um dos objetivos do encontro é abrir o diálogo entre o governo e a sociedade e aprofundar essa relação em benefício da conservação dos recursos pesqueiros e o bem estar da população de Mato Grosso", define José de Anchieta dos Santos, diretor de Fauna e Recursos Pesqueiros do IBAMA. Segundo ele, o encontro discutirá as relações entre a pesca amadora, a conservação dos estoques pesqueiros da região e as alternativas para a utilização sustentável dos recursos naturais nos ecossistemas do Estado.

As palestras programadas para o encontro foram escolhidas a partir da abordagem de aspectos técnicos e científicos ligados à pesca e às possibilidades de exploração de outros recursos naturais renováveis. Será a oportunidade para que a comunidade formada por estudantes, pesquisadores, gestores, pescadores e lideranças políticas tenham contato com pessoas responsáveis na gestão dos recursos pesqueiros da região. "Percebemos que há uma série de mitos em relação à pesca que dificultam o relacionamento de quem gerencia o setor e a população beneficiada pela exploração dos recursos naturais, com perdas para todos", avalia José de Anchieta. Por isso, o encontro terá a participação de vários especialistas que poderão esclarecer o público e ao mesmo tempo ouvir e registrar as sugestões da comunidade.

Entre os temas das palestras estão o Programa Nacional de Desenvolvimento da Pesca Amadora - PNDPA: programas, metas e atuação nas bacias Platina e Amazônica; Gestão dos Recursos Pesqueiros no Brasil: situação atual e perspectivas da pesca amadora de influenciar a melhoria do bem estar social das populações ribeirinhas; Manejo de Fauna Silvestre: alternativas de uso racional para o desenvolvimento regional; as ONGs e a pesca amadora; o Festival Internacional de Pesca e sua importância sócio-econômica e ambiental, e finalmente o Desenvolvimento da Pesca Amadora em MT.

Para o diretor de Fauna e Recursos Pesqueiros do IBAMA, os principais problemas que afetam a conservação dos recursos pesqueiros em MT - à semelhança de várias outras regiões do país - estão relacionados com a perda ou deterioração da qualidade ambiental. Entenda-se por isso, o assoreamento acelerado dos rios, a poluição crescente, a degradação dos solos, a contaminação de lençóis freáticos e as mudanças climáticas. "São fatores que não estão ligados diretamente à pesca, mas que repercutem sobre o setor, pois na natureza tudo se relaciona de maneira integrada e interdependente", explica. Nesse aspecto, afirma ele, a gestão dos recursos pesqueiros deve absorver o conhecimento de outros campos da ciência e estabelecer profunda relação com as práticas econômicas e culturais tradicionais de uma região.

Excesso de pressão de pesca, captura de peixes com petrechos proibidos e fora das épocas e locais permitidos, introdução de espécies exóticas e uso indiscriminado do fogo são alguns dos fatores que influenciam negativamente a vida nos rios e a disponibilidade dos recursos naturais importantes ao homem.

 
 
Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de imprensa
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.