Panorama
 
 
 

INSTITUTO FLORESTAL ANALISA ABERTURA
DO CAMINHO DO MAR À VISITAÇÃO PÚBLICA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Setembro de 2002

O Projeto Caminho do Mar, apresentado pela Empresa Metropolitana de Águas e Energia - EMAE, para criação de um pólo turístico no Parque Estadual da Serra do Mar, em área de propriedade da empresa, entre a Região Metropolitana de São Paulo e o Município de Cubatão, encontra-se em análise no Instituto Florestal há cerca de dois meses. Segundo o diretor-geral do instituto, Valdir de Cicco, a avaliação deverá ser concluída em uma semana.

O projeto propõe a abertura da SP-148, conhecida como Caminho do Mar, à visitação pública permitindo o acesso aos diversos monumentos construídos em comemoração à Independência, como a Calçada do Lorena, o Rancho da Maioridade, o Mirante do Cruzeiro, o Pouso de Paranapiacaba, o Belvedere Circular e o Pontilhão da Serra, entre outros, além das antigas instalações da Usina Henry Borden.

Por se tratar de uma unidade de conservação, os técnicos do Instituto Florestal verificam a adequação do projeto ecoturístico da EMAE à legislação ambiental, analisando também a capacidade de recepção de visitantes/dia, a ordenação da visitação turística e a definição dos trechos passíveis de serem abertos ao público.

Após a conclusão da análise, a Secretaria do Meio Ambiente, por intermédio do Instituto Florestal, vai convocar, além da EMAE, também a Desenvolvimento Rodoviário S.A. - DERSA, para buscar um consenso que viabilize a implantação do projeto. Isto se justifica, pois, embora a área se encontre dentro do Parque da Serra do Mar e pertença à EMAE, o Caminho do Mar é administrado pela DERSA, responsável pela manutenção e conservação da estrada. Além disso, a restauração dos monumentos, que são responsabilidade da EMAE, passa pela autorização do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo - CONDEPHAAT, por envolver construções tombadas.

O projeto ecoturístico é, também, objeto de ação civil pública impetrada pelo Ministério Público, por intermédio da Promotoria de Cubatão, contra a Fazenda do Estado, Secretaria do Meio Ambiente, Instituto Florestal, DERSA e EMAE, com o objetivo de agilizar os procedimentos necessários para a gestão da área. O referido processo encontra-se em fase de contestação.

 
 
Fonte: SMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Eli Serenza)
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.