Panorama
 
 
 

ONG DO VALE DO PARANAPANEMA PROMOVE DEBATES SOBRE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Setembro de 2002

A Entidade Ecológica e Educacional do Vale do Paranapanema - ENVAPA está promovendo o 4º Ciclo de Debates Sobre Meio Ambiente, enfocando o tema "Responsabilidade Socioambiental - Qual o nosso Papel?", nas cidades de Presidente Prudente, Assis e Ourinhos. O objetivo é conscientizar a sociedade para o uso eficiente de matérias-primas, água e energia, mostrando o exemplo de vários setores produtivos que transformam esse diferencial em uma vantagem competitiva dentro do mercado.

Pesquisas recentes revelam que nos Estados Unidos e na Europa, 50% dos consumidores se disporiam a pagar mais por produtos de indústrias socialmente responsáveis. Essa tendência já se verifica no Brasil, onde profissionais mais qualificados preferem trabalhar em organizações que respeitam os direitos, a segurança e a qualidade de vida dos funcionários.

Os organizadores do evento, que tem o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, entendem que a crise no mercado mundial, com reflexos nas relações sociais em todo o planeta, exige mudanças de comportamento para a construção da cidadania e de uma sociedade mais justa e igualitária que respeite o meio ambiente. Com esse objetivo, desenvolvem o trabalho de conscientização discutindo o papel do Estado (primeiro setor), do mercado (segundo setor) e das organizações não-governamentais - ONGs (terceiro setor) e da sociedade civil, promovendo uma reflexão sobre as formas de exercer a responsabilidade socioambiental.

Debates

O ciclo de debates começará em Presidente Prudente, no dia 30 de setembro, às 20 horas, no Anfiteatro 1 da FCT - UNESP: em Assis, no dia 1º de outubro, às 14 horas, no Auditório "Antônio Merisse" da UNESP; e em Ourinhos, no dia 1º de outubro, às 20 horas, na Faculdade Estácio de Sá.

Estão programadas as seguintes palestras:

O Brasil e as Convenções Internacionais de Meio Ambiente - Roberto Kishinami, ex-diretor do Greenpeace, físico, é consultor nas áreas de meio ambiente e planejamento energético.

As mudanças no Papel do Estado e a Criação de Novos Instrumentos na Gestão do Meio Ambiente - Josilene Ticianelli Vannuzini Ferrer, socióloga da Divisão de Questões Globais da CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, órgão da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, é mestre em Política e Gestão Ambiental.

As Principais Tendências de Mudanças no Comportamento do Setor Empresarial com Relação às Responsabilidades Socioambientais e o Papel da Duke Energy do Brasil -Denise Macedo, jornalista, gerente de comunicação da Duke Energy do Brasil, pós-graduada em Comunicação Empresarial pela Universidade de Paris IV-Sorbonne.

O Papel da Participação Popular e do Ministério Público nas Ações de Preservação Ambiental no Sistema Jurídico Atual - Luís Roberto Gomes, advogado, procurador da República em Presidente Prudente, professor de Direito Penal, Direitos Difusos e Coletivos.

 
 
Fonte: SMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.