Panorama
 
 
 

PROFESSOR GOLDEMBERG DIZ QUE ESTADOS UNIDOS SÃO A “ROMA DO SÉCULO XXI”

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Setembro de 2002

O professor José Goldemberg, secretário estadual do Meio Ambiente, fez uma avaliação dos resultados alcançados na Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+10, na abertura do I Congresso de Direito Ambiental, promovido pelo Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito da USP -, nesta terça-feira (10/9).

No seu entender, a conferência realizada em Johannesburgo, na África do Sul, não produziu os resultados desejados em relação a metas e prazos que deveriam ser estabelecidos para efetivamente se buscar o desenvolvimento sustentável do planeta, principalmente com a implementação da Iniciativa Brasileira de Energia, de sua autoria, para atingir, em 2010, o percentual de 10% de adoção de energia renovável no mundo todo.

"No entanto, considero uma vitória o fato de que os participantes da conferência acabaram reconhecendo o direito dos blocos regionais, principalmente o bloco latino-americano, de seguir adiante com a iniciativa de se estabelecer metas com respeito à utilização de energia renovável", argumentou o professor Goldemberg, ex-reitor da Universidade de São Paulo.

A proposta brasileira, segundo informou, teve como grandes opositores o bloco integrado pelos países produtores de petróleo do Golfo Pérsico, que temiam a perda de mercado de produtos petrolíferos, e os Estados Unidos, que recusaram unilateralmente o estabelecimento de metas e prazos. "É aquela velha tendência dos americanos seguirem sempre isoladamente. Eles se consideram a Roma do século XXI", disse.

Apesar da proposta brasileira ter sido derrotada, Goldemberg acredita que o assunto poderá voltar ao palco das discussões internacionais em abril ou maio próximo, quando as decisões sobre energia tomadas em Johannesburgo serão avaliadas pela Comissão de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

 
 
Fonte: SMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Renato Alonso)
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.