Panorama
 
 
 

UM BALANÇO DA RIO+10

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2002

A Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, encerrada dia 05/09, em Joanesburgo, teve como principal resultado o Plano de Implementação, que traz os objetivos a serem alcançados pelos 190 países signatários. Os países se comprometem a colaborar com o desenvolvimento sustentável, tendo como base progresso econômico, justiça social e proteção do meio ambiente. São dez capítulos e 148 parágrafos em 70 páginas.

Entre os principais pontos estão a redução considerável do ritmo de extinção de espécies animais e vegetais, um significativo incremento no uso das energias renováveis e a redução à metade, até 2015, do número de pessoas sem acesso a água e saneamento básico. Os países não são legalmente obrigados a cumprir esses compromissos, mas eles criam uma responsabilidade política e moral que pode levar a sua efetivação no futuro.

O Brasil defendeu em Joanesburgo a adoção de meta global de 10% de uso de fontes renováveis de energia até 2010. Depois de dias de negociações a proposta foi derrubada. Para o ministro do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, a não inclusão da proposta no documento não pode ser considerada uma derrota. "Nós conseguimos que o assunto fosse incluído na agenda internacional. Apesar de não termos obtido consenso, ela foi alvo de discussão concreta e poderá ter desdobramentos num futuro próximo", afirma o ministro.

Dos 190 países representados na cúpula, opuseram-se explicitamente à iniciativa brasileira os Estados Unidos, Japão, Austrália, Índia, China e os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), com exceção da Venezuela. A proposta de meta global de fontes renováveis teve o apoio dos 33 países da América Latina e Caribe, dos 15 membros da União Européia e mais a Noruega e a Suíça, dos Estados insulares, que são mais de 40, do Leste Europeu e de quase todos os africanos.

Uma outra posição defendida pelo Brasil, a manutenção do princípio da responsabilidade comum mas diferenciada, que constava da Declaração do Rio e que os países desenvolvidos pretendiam retirar do documento em Joanesburgo, foi mantida no Plano de Implementação. Isto significa que cada país deve arcar com a reparação ao meio ambiente proporcionalmente aos danos que cada um causa. Os países desenvolvidos, os maiores poluidores, queriam que esse princípio não constasse ou tivesse formulação apenas genérica.

Outro princípio, o da precaução, que dá prioridade à proteção ambiental, foi incluído no documento com a ressalva de que não deve ser usado para ações protecionistas, atendendo a preocupações do Brasil e de seus aliados, vulneráveis a esse tipo de investida. O texto recomenda, também, o fim dos subsídios agrícolas e a reafirmação das metas de financiamento do desenvolvimento dos pobres, com a fatia mínima de 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB) dos países ricos.

 
 
Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
InforMMA
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.