Panorama
 
 
 

CRESCE INTERESSE SOBRE O PROJETO POMAR NOS MUNICÍPIOS DO INTERIOR

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Novembro de 2002

O sucesso do Projeto Pomar, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, pode ser constatado através do crescente interesse de alguns municípios do interior de São Paulo em implantar o Projeto em suas cidades, tanto pelo fato do projeto se concretizar em um belo e extenso jardim urbano, quanto pelo estímulo à reeducação ambiental - que ele tem proporcionado na capital - , e, principalmente, pela recuperação de áreas em processo de degradação. Em alguns desses municípios, inclusive, já se encontra em andamento sua implantação, conforme pôde se comprovar no seminário realizado no último dia 20/11, na sede do CEPAM - Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal -, na Cidade Universitária, em São Paulo, justamente para apresentar o Pomar a técnicos das prefeituras interessadas.

Em Osasco, por exemplo, entre o rio Tietê e os córregos Bussocaba e João Alves, já está florescendo o primeiro quilômetro desse tipo de jardim. Um detalhe interessante: para a irrigação das suas mudas, está sendo utilizado um sistema de reciclagem, pelo qual se aproveita a água de um córrego que, embora não sirva para o abastecimento público, oferece condições de ser usada para a irrigação. De qualquer forma, a expectativa da maioria dos representantes de prefeituras, técnicos ambientais, engenheiros agrônomos e de reflorestamento, de municípios como Pacaembu, Itu, Itapecerica, Cruzeiro, Campo Limpo, Atibaia e Jundiaí, presentes no evento, era a de buscar ajuda especializada ou orientação dos responsáveis pelo Pomar, visando aproveitá-las, de forma prática, em suas respectivas cidades.

Entre esses técnicos, o maior objetivo permanece sendo o da despoluição dos rios e a curiosidade maior se concentra sobre as formas possíveis dessa limpeza vir a ser efetivada, quais os procedimentos adequados e como conseguir a própria reutilização da água dos córregos e rios envolvidos. Além da busca de parcerias com a iniciativa privada e dos mecanismos que estimulem o desenvolvimento da educação ambiental entre crianças e estudantes em geral, pensando em sua disseminação por toda a comunidade, enfatizando a importância do meio ambiente e do paisagismo urbano para elevar seus próprios padrões de qualidade de vida.

A Coordenadora do Projeto, Helena Carrascosa, lembra outros benefícios, como a oferta de empregos e qualificação profissional a centenas de pessoas desempregadas, que devem ser analisados à luz da mobilização e participação popular em causas coletivas, destacando a forma voluntária como a população em geral tem procurado o Pomar, querendo de alguma forma ajudar. Ela explica que, nesse tipo de empreendimento, que busca o resgate da cidadania e da auto-estima dos moradores dos centros urbanos, por meio dos cuidados com o meio ambiente, toda forma de apoio é bem-vinda, o que é atestado pela grande aceitação popular do Projeto Pomar.

O segredo dessa aceitação, conclui, reside na possibilidade de todos poderem testemunhar, a cada dia que passa e a olhos nus, o retorno da vida e o avanço concreto do Projeto Pomar em plenas margens do Rio Pinheiros. Ali, o solo é tratado e trocado, viabilizando vida às plantas e sua grande variedade de flores, proporcionando-lhe um colorido durante o ano todo, e o que é mais importante, fornecendo suporte aos moradores que nele vivem (desde aves como quero-quero, bem-te-vis, rolinhas e sabiás, até grandes roedores como as capivaras, sem deixar de lado até mesmo um misterioso jacaré, que aparece de vez em quando) e que dão as boas vindas aos que passam pelas avenidas marginais.

 
 
Fonte: SMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Renata Miki Yamasaki)
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.