Panorama
 
 
 

CURSO NO PARQUE ESTADUAL ALBERTO
LOEFGREN ENSINA A CRIAR ABELHAS JATAÍ

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Novembro de 2002

O zootecnista e entomólogo Fernando Grossmann vai ministrar um curso sobre criação de abelhas jataí, aos sábados, no Parque Estadual Alberto Loefgren, antigo Horto Florestal. Com um total de dez aulas, incluindo práticas em campo, o programa proporcionará noções gerais sobre a biologia, reprodução, organização das colméias, manejo, captura e transporte de colônias, entre outros aspectos.

O curso é organizado pela União Latino-Americana das Mulheres - ULAM, uma organização não-governamental com sede no Parque Estadual Alberto Loefgren. A taxa de inscrição é de R$ 100,00. Maiores informações na sede da entidade, na Rua do Horto, 931, Casa 12, ou pelos telefones 11-6233.2206 ou 6203.1424.

Abelhas indígenas

Segundo Fernando Grossmann, que já trabalhou na Estação Experimental de Apicultura do Instituto de Zootecnia e no Museu de Zoologia, existem mais de 300 espécies de abelhas indígenas, nativas do Brasil, entre as quais a jataí, que se adapta muito bem às condições urbanas. Trata-se de uma espécie extremamente dócil, com ferrão atrofiado, prestando-se muito bem para criação para fins ornamentais e como passatempo.

Pertencente à família dos meliponídeos (Trigona jaty), a jataí tem cabeça e tórax pretos, abdome escuro com o primeiro segmento amarelo e pernas escuras com tons amarelados. Na natureza, nidifica em árvores ocas, nos interstícios de pedras, em rochas e muros. A entrada do ninho é um tubo semelhante a um dedo de luva, geralmente ramificado, o que originou as designações sete-portas e três-portas.

Embora a produção seja pequena, o mel é de excelente qualidade, possuindo propriedades medicinais. Além de polinizador, a abelha é um indicador biológico das condições ambientais.

 
 
Fonte: SMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.