Panorama
 
 
 

ESPECIALISTAS TENTAM SALVAR O RARÍSSIMO
PATO-MERGULHÃO

Panorama Ambiental
São Paulo - Brasil
Novembro de 2002

Especialistas tentaram definir na última terça-feira, 29/10, em Brasília, uma estratégia para salvar da extinção uma das aves mais ameaçadas das Américas e, ao mesmo tempo, uma das menos conhecidas pelos cientistas. O pato-mergulhão (Mergus octosetaceus) já desapareceu por completo do Paraguai. Na Argentina, a ave segue na mesma direção.

Sobram uns tantos exemplares no Brasil. Mas nem mesmo a população do pato-mergulhão é conhecida. Sabe-se, porém que a ave é um bom indicador de qualidade ambiental. O mergus vive em habitats montanhosos com rios encachoeirados, onde pode desfrutar de águas correntes sempre muito limpas, condição fundamental para sua sobrevivência. A reunião com os estudiosos é organizada pela Diretoria de Fauna e Recursos Pesqueiros do Ibama. O evento será no Hotel Kubitscheck Plaza, a partir das 9 horas.

As causas do declínio populacional do pato-mergulhão são pouco conhecidas. Todavia, sabe-se que o sedentarismo típico da espécie a torna vulnerável à ação dos caçadores e à degradação do habitat provocada pela construção de represas nos rios, atividades agrícolas, madeireiras e de mineração. A intensa visitação de observadores de aves nas regiões de ocorrência do pato é outro fator que contribui para afugentar as aves.

"Apesar de extremamente ameaçada, houve poucas ações de conservação do mergus no Brasil e nós precisamos tirar esse atraso", diz o diretor de Fauna e Recursos Pesqueiros do Ibama, José de Anchieta dos Santos.

Áreas de ocorrência

As duas principais áreas de ocorrência do pato-mergulhão no Brasil estão localizadas na Serra da Canastra, em Minas Gerais - único local onde houve registro de reprodução da espécie -, e na Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Nas duas regiões, o Ibama mantém extensos parques nacionais destinados à proteção da fauna e da flora nativas. Os planos de manejo das duas Unidades de Conservação contemplam ações de conservação do mergus. Também há registros da presença do pato mergulhão no Jalapão, em Tocantins, no Paraná e na Bahia.

 

 

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.