Panorama
 
 
 

MAIS DE 150 CRIANÇAS PARTICIPAM DE PRÁTICA PARA SALVAR O MOGNO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2002

As crianças visitaram o acampamento do Greenpeace na Esplanada dos Ministérios e praticaram um ritual de cura do mogno para enviar boas vibrações à votação no Chile, que deve acontecer amanhã. A vigília do Greenpeace junto a árvore de mogno na Esplanada dos Ministérios recebeu ontem a visita de mais de 150 crianças ligadas à Unipaz. As crianças tiraram fotos em frente a árvore de mogno, mandaram protestos pela Internet e participaram do ritual realizado pelo Xamã Severny Olenj, da Escola Siberiana de Altay.
Greenpeace
Os ativistas do Greenpeace explicaram às crianças a importância de proteger o mogno e as florestas como um todo e o por quê de estarem acampados ali, mas logo depois não puderam conter a euforia e a curiosidade das crianças: todas queriam entrar nas barracas do acampamento, abraçar a árvore de mogno, tirar fotos e mandar emails de protesto pelo computador alimentado por energia solar. Somente a chegada do Xamã Olenj e o ritual realizado ao redor da árvore conseguiram despertar ainda mais o interesse das crianças.

O Xamã Severny Olenj, natural da Grécia, veio diretamente de Campinas (SP) para o acampamento na Esplanada. O convite feito pelo Greenpeace para que o Xamã desse seu apoio à proteção do mogno e à inclusão da espécie no Anexo II da Cites (Convenção sobre Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas) foi prontamente aceito, demonstrando a grande preocupação do Xamã e da Escola Siberiana de Altay com a natureza. Durante o ritual, o Xamã, as crianças e os ativistas do Greenpeace formaram um círculo ao redor do mogno existente no acampamento, abraçaram a árvore e enviaram boas energias para a

reunião da Cites, que está acontecendo no Chile até o dia 15 de novembro. A proposta de inclusão do mogno no Anexo II da Convenção deve ser votada amanhã. Assim como o Greenpeace, a Unipaz (Universidade da Paz) também é uma organização não-governamental, que depende de doações para continuar funcionando. O trabalho desenvolvido pela Unipaz visa a ocupar o tempo livre de crianças de comunidades carentes, oferecendo atividades complementares como pintura, esportes, trabalhos manuais e acompanhamento escolar, e evitando que essas crianças desperdicem seu tempo com a marginalidade.

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.