Panorama
 
 
 

PROCURADOR GERAL DO IBAMA LANÇA LIVRO:
“LEGISLAÇÃO AMBIENTAL COMENTADA”

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Novembro de 2002

Leis que pegam, e que não pegam - muitas por divergências conceituais e operacionais, variadas interpretações ou, simplesmente, por impossibilidade de aplicação. Como encontrar no novíssimo direito ambiental soluções práticas e exeqüíveis que derrubem o ceticismo de eficiência da legislação de proteção ao meio ambiente brasileiro - é o que ensina o livro "Legislação Ambiental Comentada" que o procurador-geral do Ibama, Vicente Gomes da Silva - um dos maiores especialistas na área, lança quarta (20/11), às 19h, no restaurante Carpe Diem, em Brasília.

Para apoiar sua tese o procurador-geral do Ibama lembra que embora a preocupação com o meio ambiente brasileiro date da época do descobrimento do país, a legislação importada de Portugal foi insuficiente no combate à exploração desenfreada e descontrolada dos recursos naturais da antiga Colônia. Ele adverte que a lei "não pegou" por aqui porque nossos colonizadores não reuniam os conhecimentos indispensáveis nem tinham interesse para propor uma legislação ambiental compatível e pertinente ao manejo florestal do Brasil. O autor reconhece que apesar das muitas tentativas de proteger o meio ambiente brasileiro e da qualidade da recente legislação para disciplinar o setor, "o verdadeiro direito ambiental no país está apenas engatinhando - carente de iniciativas e de trabalhos específicos para atender a demanda das necessidades crescentes da utilização correta e da sustentabilidade de seus recursos naturais."

Para suprir esta lacuna Vicente Gomes da Silva coloca à disposição da sociedade, nas 287 páginas do livro, noções doutrinárias e de jurisprudência do direito ambiental brasileiro, pareceres, e palestras, e comenta a aplicação e os resultados práticos da execução cotidiana da política ambiental - transformando a obra em material didático indispensável de pesquisa a todos que operam o direito ambiental e buscam soluções jurídicas "que peguem" para resolver as questões ecológicas, e em leitura obrigatória para uma visão ampla do ordenamento do meio ambiente brasileiro.

Editada pela Fórum e WD Ambiental, a obra reúne os aspectos mais representativos dos problemas do meio ambiente que demandam pesquisa conceitual e doutrinária no campo ainda embrionário da jurisprudência consolidada do direito ambiental. Em tópicos, o autor aborda as divergências conceituais e operacionais de interpretação e de execução da respectiva política pelos órgãos ambientais e técnicos que lidam e operam o direito ambiental, e aponta as decisões comprovadamente eficazes para solucionar as questões ecológicas.

O livro também mostra os caminhos para fugir de encrencas certas com o Ibama. Os empresários, por exemplo, terão na obra um valioso instrumento para orientá-los na elaboração correta dos projetos de licenciamento ambiental - os EIA-Rima, fundamentais para agilizar a aprovação de seus empreendimentos pelo Ibama.

Na apresentação, o ex-ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, ressalta que o livro - resultado da grande experiência profissional e da militância do autor pela causa ambiental, é uma rica fonte de pesquisa e de orientação para os que trabalham com o direito ambiental: procuradorias e assessorias jurídicas dos órgãos ambientais integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente - Sisnama; ministérios públicos federal, estaduais e municipais; técnicos em meio ambiente; estudantes de direito; empresários; e, de um modo geral, usuários dos serviços do Ibama.

Vicente Gomes da Silva aborda a legislação a partir do capítulo do meio ambiente introduzido na Constituição Federal de 1988, e comenta a eficiência e os efeitos práticos das leis ordinárias que disciplinam o dia-a-dia da proteção do setor, com destaque para: biopirataria; patrimônio genético; tráfico, abuso e maus tratos de animais silvestres; gestão de unidades de conservação; desapropriações; o novo código florestal; os ecossistemas; entre tantos temas criminalizados recentemente. O autor também alerta para os riscos de infringir a Lei de Crimes Ambientais, e admite que muitos o fazem por desconhecer a legislação.

Mineiro de Monte Carmelo, Procurador Federal de carreira e pós-graduado em Ciências Políticas, Vicente Gomes da Silva é um dos poucos profissionais brasileiros que comentam a legislação e o direito ambiental. Ele foi Consultor Jurídico do ministério do Meio Ambiente, e ocupa pela terceira vez a Procuradoria-Geral do Ibama. Em 1998 lançou "Comentários à Legislação Ambiental".

 
 
Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de imprensa
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.