Panorama
 
 
 

STJ JULGA MANDATO DE SEGURANÇA CONTRA RAPOSA SERRA DO SOL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Novembro de 2002

As comunidades indígenas de Raposa Serra do Sol foram surpreendidas, ontem, 26, com a notícia de que o STJ - Superior Tribunal de Justiça, vai julgar hoje, o mérito do Mandato de Segurança impetrado pelo Governo do Estado de Roraima, em março de 1999, contra a portaria de demarcação da terra indígena.

O Governo entrou com ação na Justiça pedindo a anulação da portaria 820/98 do Ministério da Justiça, que demarcou administrativamente, em área contínua, a extensão de 1,6 milhão de hectares aos macuxi, wapichana, ingarikó, taurepang e patamona que vivem ancestralmente no nordeste daquele estado.

Uma delegação de quatro lideres macuxi e wapichana se articula para participar da audiência marcada para as 13h30, de hoje, no plenário do STJ. O vice-coordenador do CIR - Conselho Indígena de Roraima, Noberto Cruz da Silva, já está em Brasília mobilizando organizações que defendem os direitos dos povos para uma manifestação durante a audiência.

Noberto foi informado que a Subprocuradora da 6ª Câmara do Ministério Público Federal, Drª. Gilda Carvalho, vai fazer pronunciamento verbal na audiência contestando o Mandado de Segurança. As constantes chantagens da bancada parlamentar e do governo de Roraima para revogar a portaria demarcatória deixam as comunidades temerosas quanto ao repentino julgamento do Mandado.

Os adversários dos direitos indígenas usam diversas estratégias para inviabilizar a homologação de Raposa Serra do Sol, entre elas o incentivo da permanência de plantadores de arroz, sede municipal de Uiramutã, 6º Pelotão Especial de Fronteiras e outros posseiros na área.

O território foi demarcado em 1998. Durante este período, a Terra Raposa Serra do Sol dependeu apenas da assinatura do presidente Fernando Henrique Cardoso para ser homologada, o que poderia assegurar a sobrevivência física e cultural destes povos.

 
 
Fonte: CIMI – Conselho Indigenista Missionário (www.cimi.org.br)
Assessoria de imprensa
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.