Panorama
 
 
 

ENCONTRO ESTABELECERÁ DIRETRIZES PARA AS
PESQUISAS DESENVOLVIDAS PELA SMA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Dezembro de 2002

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente realizará, nos próximos dias 4 e 5 de dezembro, a sua 5ª Reunião Anual de Pesquisa. O encontro tem o objetivo de fixar as diretrizes de pesquisa dos Institutos de Botânica, Florestal e Geológico, em obediência ao que determina o Plano de Desenvolvimento e Valorização das Instituições de Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de São Paulo, instituído em outubro último pelo governador Geraldo Alckmin, através do Decreto nº 47.219/02; assim como, em atenção à Resolução nº 15/02, que desde junho último estabelece as prioridades científico-tecnológicas desses institutos, através de uma política de pesquisa ambiental fixada pelo secretário do Meio Ambiente paulista, Professor José Goldemberg, que orienta a atuação dos institutos para quatro temas estratégicos:

• preservação, conservação, recuperação e uso sustentável da biodiversidade;
• recuperação de áreas degradadas;
• gestão ambiental do território e
• gestão ambiental de recursos naturais.

O tema central da Reunião, que será realizada no Auditório Augusto Ruschi, na sede da Secretaria, à Av. Prof. Frederico Hermann Jr., 345 - Alto de Pinheiros, em São Paulo, será "A pesquisa científica e tecnológica e a gestão ambiental".

Em 112 anos de promoção da pesquisa e da conservação ambiental - desde a criação do Instituto Florestal, em 1890 - , pelo Estado de São Paulo, esta será a quinta discussão pública sobre os rumos de seu conhecimento e prática no setor, visando promover os temas estratégicos e obter uma reflexão sobre as experiências institucionais de pesquisas relacionadas mais diretamente com questões práticas, como no caso do licenciamento ambiental, os planos de manejo das unidades de conservação, iniciativas para o repovoamento vegetal do Estado de São Paulo e o gerenciamento de recursos naturais.

Todas essas discussões deverão acontecer em consonância com o plano de valorização dos institutos científico-tecnológicos recém lançado pelo Governo do Estado, que busca "transformar a diversidade em oportunidade de desenvolvimento sustentável e sustentado, como elemento estratégico na redução das disparidades de toda ordem, em especial na ação direta sobre questões de saúde pública, de aprofundamento da sustentabilidade ambiental e social, e da competitividade econômica".

No encerramento do encontro, dia 5, às 17h00, haverá o lançamento do livro "Parque Estadual das Fontes do Ipiranga: unidade de conservação que resiste à urbanização de São Paulo", que aborda o histórico dessa unidade de conservação que desde 1969 preserva 543 hectares de Mata Atlântica na região sudeste da Capital paulista, com destaque para as nascentes do córrego no qual foi proclamada a Independência brasileira e para os 360 mil metros quadrados do Jardim Botânico, que surgiu em 1938, a partir de um orquidário criado dez anos antes pelo famoso naturalista Frederico Carlos Hoehne.

 
 
Fonte: Cetesb – Agência Ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.