Panorama
 
 
 

FISCAIS DO IBAMA DO NORDESTE E TOCANTINS
RECEBEM MANUAL DE FISCALIZAÇÃO

Panorama Ambiental
São Paulo – Brasil
Dezembro de 2002

Os 1000 agentes de fiscalização do Ibama que atuam nos nove estados do Nordeste e no Tocantins - metade contratados de outros órgãos governamentais, receberam na última quarta (04/12) o novo Manual de Fiscalização com as normas e os procedimentos padronizados a nível nacional para facilitar o trabalho de prevenção da degradação do meio ambiente.

A iniciativa da coordenadoria geral de Fiscalização do Ibama é considerada indispensável pelo presidente do Instituto, Rômulo Mello, para desburocratizar e agilizar o trabalho dos agentes e tornar mais eficiente a qualidade dos serviços que prestam aos cidadãos.

Recomendado como "livro de cabeceira" para os agentes do Ibama, o manual será lançado oficialmente em João Pessoa, na gerência executiva do Instituto da Paraíba, durante "Encontro de Fiscalização do Nordeste". O Ibama-sede será representado pelo coordenador-geral substituto de Fiscalização, Luiz Marcio Bitencourt.

"O manual padroniza deveres e competências nas 276 páginas ilustradas para facilitar o trabalho e tirar dúvidas dos agentes, mesmo no meio da floresta" garante o especialista em normatização e prodecimentos do Ibama, Waldir de Deus, responsável pela consolidação do trabalho. Vinte e três páginas são glossários de quase quinhentos termos técnicos para melhor entendimento dos agentes e dos cidadãos.

O manual também ensina como preencher corretamente os formulários de fiscalização: autos de infração, tabelas de unidades de medidas e de conversão de cubagem da madeira, comunicação de crimes ambientais, ordens de fiscalização, fichas de controle de inspeção, entre outros. Tudo, assegura Waldir de Deus, para tornar mais eficiente o trabalho dos fiscais e desburocratizar a vida dos cidadãos.

No Nordeste o Ibama encerra a distribuição do manual, por região. Tal a procura do documento que a tiragem inicial de três mil exemplares foi dobrada para atender a todos, informa Waldir de Deus.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.