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GREENPEACE ENVIA AO GOVERNO LULA RELATÓRIO SOBRE CERTIFICAÇÃO FLORESTAL NO BRASIL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Dezembro de 2002

Documento apresenta histórico da certificação florestal e uma análise crítica do sistema brasileiro CERFLOR

O Greenpeace lançou hoje um relatório sobre os sistemas de certificação florestal existentes no Brasil, o FSC (Conselho de Manejo Florestal) e o CERFLOR (Programa de Certificação de Manejo Florestal). O relatório, encaminhado à senadora Marina Silva, futura Ministra do Meio Ambiente, faz críticas ao selo brasileiro Cerflor, lançado em julho de 2002 com ampla participação de empresas reflorestadoras e o apoio do governo FHC.
Para o Greenpeace, governos e empresas brasileiras não apresentam um bom histórico na conservação e uso sustentável dos recursos naturais para desenvolverem e gerenciarem sistemas de certificação, já que carecem de credibilidade. "Nosso relatório é uma contribuição ao novo governo e à sociedade na discussão de como incorporar a certificação florestal - que é voluntária para os produtores - nas políticas públicas governamentais, o que não significa que o governo e empresas devam criar sistemas", diz Marcelo Marquesini, engenheiro florestal do Greenpeace.

A certificação florestal surgiu nos anos 80, mas somente nos anos 90 é que sistemas de reconhecimento internacional começaram a ser planejados. É um instrumento inovador capaz de contribuir para a conservação das florestas e na melhoria da qualidade de vida das populações e trabalhadores envolvidos no processo de produção florestal. Também é vista como uma ferramenta necessária e desejável por diferentes partes interessadas: produtores florestais, ambientalistas, empresas, movimentos sociais, consumidores e profissionais.

Sediado no México e formalmente estruturado em 1993, o FSC é uma Organização Não-Governamental e um dos primeiros sistemas de certificação florestal com reconhecimento mundial. Como existem interesses e percepções distintas, às vezes conflitantes, vários outros sistemas surgiram posteriormente - porém, eles sempre apresentaram padrão inferior ao FSC. Este é o caso do selo brasileiro CERFLOR, desenvolvido através de um convênio entre a SBS (Sociedade Brasileira de Silvicultura) e a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), com a colaboração do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

O FSC é praticamente um sistema socioambiental e não somente florestal, já que é caracterizado pela participação mais equilibrada de entidades ambientalistas, movimentos sociais e empresas, além de possuir princípios e critérios - ambientais e sociais - mais rígidos e a transparência por regra. O sistema CERFLOR, por outro lado, possui uma pequena participação de entidades ambientalistas, praticamente nenhuma participação de movimentos sociais e uma predominância de representantes de empresas, instituições de pesquisa e governo (1). Os padrões do sistema CERFLOR não incluem a questão social. A participação balanceada de representantes de empresas, movimentos sociais e ambientalistas tende a dar maior credibilidade ao sistema FSC perante determinados segmentos da sociedade e formadores de opinião.

Desde 1994, o Greenpeace vem atuando na Amazônia contra a madeira de origem ilegal e a exploração predatória, resultado de desmatamentos e Planos de Manejo Florestal (PMFs) legalmente autorizados que, na prática, não promovem o uso responsável dos recursos naturais. "O Greenpeace não vê a certificação florestal como uma panacéia capaz de resolver todos os problemas que permeiam o manejo florestal e a conservação das florestas, mas sim como um instrumento poderoso capaz de catalisar mudanças significativas ao criar estímulos concretos para os produtores florestais e diferenciá-los dos demais pela prática de sistemas de manejo socialmente apropriados, ambientalmente saudáveis e economicamente viáveis. A certificação florestal pelo fsc já teve um forte impacto positivo, direto e indireto, na promoção de sistemas de bom manejo florestal", conclui Marquesini.

(1) A participação dos diferentes segmentos ou "partes interessadas" no processo de desenvolvimento institucional varia consideravelmente entre o FSC e CERFLOR. No processo de elaboração dos princípios, critérios e indicadores para plantações florestais do sistema CERFLOR predominou a participação dos segmentos empresarial (55%), pesquisadores e técnicos (24%). Por outro lado, foi pequena a participação de ONGs ambientalistas (1%) e movimentos sociais (0%). Já no sistema FSC houve uma participação mais equilibrada no processo de elaboração dos princípios, critérios e indicadores para plantações florestais entre os segmentos empresarial (23%), pesquisadores e técnicos (15%), ONGs ambientalistas (31%) e movimentos sociais (27%).

(2) Confira o Sumário Executivo e a íntegra do relatótio.

 
 
Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa
 
 
 
 
 
 

 

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