Panorama
 
 
 

MINISTRO INAUGURA CENTRO DE TRIAGEM DE ANIMAIS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2002

O ministro José Carlos Carvalho inaugurou, esta semana, em Seropédica, no Estado do Rio, o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas/RJ). O objetivo do centro, construído com recursos oriundos da multa aplicada à Petrobras pelo acidente na Baía de Guanabara, em janeiro de 2000, é reabilitar espécimes da fauna que é apreendida no estado pelos órgãos de fiscalização. "Este centro é um modelo para unidades semelhantes que serão implantadas em todo o país", afirmou o ministro.

O Cetas foi instalado na Floreta Nacional Mário Xavier e fica próximo à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e ao Centro de Pesquisas da Embrapa. Com cerca de 700 m2 de área construída, o centro conta com um módulo para quarentena de animais, um posto de vigilância, operado pelo Batalhão Florestal da PM do Rio de Janeiro e um centro de recepção destinado à administração e à recepção de pesquisadores e visitantes.
O módulo de quarentena é essencial para o bom funcionamento do centro, pois os animais são recebidos nos mais diversos estados de saúde e condições sanitárias. O Cetas foi inaugurado com cerca de 150 animais, aves, répteis e primatas provenientes de Campos dos Goytacazes, que estavam no Espaço Ciência da Universidade Estadual do Norte Fluminense.

O projeto foi elaborado em moldes que visam o recebimento da fauna apreendida, triagem, recuperação e encaminhamento para criadouros, zoológicos e programas de reintrodução à vida silvestre.

Resíduos sólidos - O ministro aproveitou a visita ao Estado do Rio para inspecionar as obras de construção da central de tratamento e disposição de resíduos sólidos de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A obra, também financiada com os recursos da multa à Petrobras, irá atender ao município com uma população de 1000 mil habitantes e irá reduzir o impacto das 1.000 toneladas de lixo que são jogadas diariamente pelos municípios da região na Baía de Guanabara.

O projeto prevê a implantação de um Aterro Sanitário, uma unidade de tratamento de resíduos de saúde, uma unidade de processamento de resíduos da construção e outra de tratamento de chorume. O serviço de coleta de Nova Iguaçu atende a 85% da população, mas não dispõe de um sistema de disposição final adequado. Atualmente o lixo gerado é colocado em um terreno na região de Marambaia, sem os cuidados necessários à preservação ambiental. Com a entrada em funcionamento do Aterro Sanitário, será feita a recuperação ambiental do lixão de Marambaia.

 
 
Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
InforMMA
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.