Panorama
 
 
 

MINISTRO PEDE PARA AGU SUSTAR
LIBERAÇÃO DE MOGNO APREENDIDO NO PARÁ

Panorama Ambiental
Pará – Brasil
Dezembro de 2002

O ministro do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, solicitou à Advocacia Geral da União que por meio do Ministério Público Federal ingresse, ainda hoje, junto ao Tribunal de Justiça do Pará com pedido de suspensão do mandado de segurança que liberou o mogno que estava apreendido pelo Ibama em Altamira, no Pará desde o ano passado. O ministro foi surpreendido com a decisão da desembargadora do Tribunal de Justiça do Pará, Maria do Céu Cabral, que no dia 11 deste mês autorizou através de liminar “a serragem, empacotamento, classificação e depósito em armazém” de uma grande quantidade de mogno que segundo o Ibama foi extraído ilegalmente no estado do Pará.

O ministro estranhou a decisão da desembargadora já que em agosto deste ano o Tribunal de Justiça do Pará já havia se pronunciado sobre a questão decidindo pela incompetência da Justiça estadual em atuar no caso. Em seu despacho a juíza Danielle de Cássia Silveira Buhnheim deslocou a competência para o âmbito da Justiça Federal. “Sem o propósito de manifestar qualquer desrespeito às decisões da Justiça estou determinando à Consultoria Jurídica do Ministério as providências judiciais cabíveis à reversão da medida e ao mesmo tempo determinando ao Ibama que atue na esfera administrativa para impedir que madeira explorada ilegalmente, sem autorização dos órgãos competentes seja colocada no mercado como se legal fosse”, afirmou José Carlos Carvalho. O ministro afirmou que este ano o Ibama reforçou a fiscalização em toda a Amazônia para coibir a exploração ilegal de madeira, tendo apreendido cerca de 100 milhões de metros cúbicos, e que os responsáveis pela extração ilegal podem ser punidos com base na Lei de Crimes Ambientais que prevê multas de até R$ 50 milhões.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.